Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Após reunião, Witzel prevê reabertura da economia do estado em junho

Medidas foram discutidas com alguns secretários do estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de maio de 2020 - 12:21
Estado prevê flexibilização do comércio no próximo mês
Estado prevê flexibilização do comércio no próximo mês -

O governador Wilson Witzel já começou a pensar na reabertura da economia para recuperar as finanças do estado, que foram extremamente afetadas pela pandemia do coronavírus. Na última terça (26), Witzel se reuniu com alguns de seus secretariados e no mês de junho algumas medidas de flexibilização poderão ser possíveis, levando em conta a evolução da doença no Rio.

Durante o encontro no Palácio Guanabara, o governador disse que se o estado atingir 90% dos leitos em hospitais e manter barreiras sanitárias, a flexibilização aconteceria. Além dessa proposta, ele também mencionou a autonomia de cada cidade.

"Vamos colocar à disposição auxílio para os municípios que queiram tomar medidas mais restritivas e deixar a cargo de cada prefeito tomar a decisão que entender adequada em relação à abertura. No nosso decreto, vamos estabelecer parâmetros que devem ser observados pelos municípios para que possam tomar decisões”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, também falou sobre como estado vem reagindo diante dos casos confirmados da Covid-19.

"Os critérios são baseados nos índices de contaminados dos últimos sete dias e de ocupação de leitos. Faixa vermelha é acima de 90% de ocupação. Faixa amarela entre 70 e 90%. Faixa verde abaixo do índice de ocupação de 70%. Existem outros indicadores que mostram que o distanciamento social tem dado certo. Alguns dados da própria Secretaria de Saúde mostram que a mortalidade tem se mantido estável no Rio de Janeiro e que a fila de espera por um leito de CTI e de enfermaria tem caído. Todos esses índices mostram que estamos no caminho certo. Cada atividade produtiva deverá ter um protocolo de operação. Esse protocolo será adotado por uma resolução conjunta da nossa pasta com a de Saúde, entre outras que desejem participar", disse o secretário.

Matérias Relacionadas