Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Alerj lança "Zap da Cidadania" para denúncias sobre violação de direitos

Serviço virtual foi lançado pela Comissão de Direitos Humanos da Casa nesta segunda-feira (6)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de abril de 2020 - 21:30
Imagem ilustrativa da imagem Alerj lança "Zap da Cidadania" para denúncias sobre violação de direitos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) passou a disponibilizar um canal para receber denúncias sobre violações de direitos individuais e coletivos no Estado. O “Zap da Cidadania”, lançado pela Comissão de Direitos Humanos da Casa nesta segunda-feira (6), também vai orientar o cidadão sobre como buscar ajuda em diferentes situações, incluindo as relacionadas ao coronavírus e seus efeitos socioeconômicos. Para contactar o serviço, basta adicionar o número (21) 99670-1400 na lista de contatos do celular e depois buscá-lo no Whatsapp.

Serão respondidas somente mensagens de áudio e texto e o número não atenderá ligações convencionais. As mensagens podem ser enviadas todos os dias da semana, em qualquer horário, e as respostas serão enviadas nos dias úteis. O sigilo de todas as mensagens é garantido.

“Neste período de isolamento social devido à pandemia este serviço será fundamental para receber pedidos de orientações e denúncias. Desde os temas relacionados diretamente ao coronavírus, até, por exemplo, os casos de violência doméstica, que tiveram aumento significativo neste período”, destaca a deputada Renata Souza (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Para o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), a iniciativa se soma a outras ações da Casa no sentido de modernizar seu funcionamento e garantir o diálogo com a sociedade no momento de crise. “Estamos desenvolvendo soluções para manter o Parlamento ativo em meio a essa crise. Já realizamos votações e audiências públicas por videoconferência, e temos reforçado o atendimento virtual no Alô Alerj”, lembra.

Matérias Relacionadas