Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5.3341 Euro down
Search

Alerj lança "Zap da Cidadania" para denúncias sobre violação de direitos

Serviço virtual foi lançado pela Comissão de Direitos Humanos da Casa nesta segunda-feira (6)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de abril de 2020 - 21:30
Imagem ilustrativa da imagem Alerj lança "Zap da Cidadania" para denúncias sobre violação de direitos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) passou a disponibilizar um canal para receber denúncias sobre violações de direitos individuais e coletivos no Estado. O “Zap da Cidadania”, lançado pela Comissão de Direitos Humanos da Casa nesta segunda-feira (6), também vai orientar o cidadão sobre como buscar ajuda em diferentes situações, incluindo as relacionadas ao coronavírus e seus efeitos socioeconômicos. Para contactar o serviço, basta adicionar o número (21) 99670-1400 na lista de contatos do celular e depois buscá-lo no Whatsapp.

Serão respondidas somente mensagens de áudio e texto e o número não atenderá ligações convencionais. As mensagens podem ser enviadas todos os dias da semana, em qualquer horário, e as respostas serão enviadas nos dias úteis. O sigilo de todas as mensagens é garantido.

“Neste período de isolamento social devido à pandemia este serviço será fundamental para receber pedidos de orientações e denúncias. Desde os temas relacionados diretamente ao coronavírus, até, por exemplo, os casos de violência doméstica, que tiveram aumento significativo neste período”, destaca a deputada Renata Souza (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Para o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), a iniciativa se soma a outras ações da Casa no sentido de modernizar seu funcionamento e garantir o diálogo com a sociedade no momento de crise. “Estamos desenvolvendo soluções para manter o Parlamento ativo em meio a essa crise. Já realizamos votações e audiências públicas por videoconferência, e temos reforçado o atendimento virtual no Alô Alerj”, lembra.

Matérias Relacionadas