Coronavírus: Voluntários atuam para ampliar rede solidária em Niterói e São Gonçalo
Iniciativa partiu dos voluntários do projeto 'Sempre Criança'

Por Rennan Rebello
O provérbio em latim: consuetudo consuetudine vincitur (um costume é vencido por outro costume) certamente pode ser aplicado ao trabalho desempenhado por diversos voluntários, que à parte de governos locais, em diversas partes do mundo, dispõem o seu tempo para doar alimentos e produtos de higiene, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a fim de mudar a realidade de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Já que estes sequer têm meios para se manterem e tampouco tem acesso a itens básicos para higienização básica conforme sugere o protocolo da Organização Mundial da Saúde, durante o período que irá durar o isolamento social.
Na Região Metropolitana e outras partes do Estado do Rio de Janeiro, há iniciativas neste sentido, como fazem o projeto 'Sempre Criança', um coletivo voluntariado, que promove ações sociais nas cidades de Niterói e São Gonçalo e que atualmente está captando recursos para distribuir para instituições e projetos sociais dos dois municípios em que atuam.
"Nós não estamos coletando diretamente os alimentos por justamente evitar de expor as pessoas, ou fazê-las sair do isolamento. Portanto, estamos em contato com as instituições, para saber exatamente suas demandas, e com fornecedores. Nossa campanha é para arrecadar fundos, e nós vamos fazer uma grande compra, centralizada, e vamos organizar o que vai para cada instituição. Sabemos que é complicado aderir a uma campanha que solicita doação de dinheiro, vinda de quem não nos conhece. Infelizmente há muita gente tentando tirar proveito da crise. Por isso pedimos que acessem nosso site, nossas redes sociais, vejam nossas realizações, e assim confiem na idoneidade e seriedade que temos com nosso trabalho no projeto", explicou o biólogo Elieton Rezende, de 42 anos, que é vice-presidente do Sempre Criança, iniciativa que surgiu em 2002..
"O projeto é totalmente conduzido por voluntários, e apesar de nosso carro-chefe serem as crianças, agora estamos abraçando a causa das famílias afetadas (com efeitos econômicos gerados pelo coronavírus e que estão impossibilitadas de trabalhar). Por isso, estamos todos em nossas casas, cumprindo o isolamento, mas atuando nas redes sociais e planejando a melhor forma de realizar a campanha. Vale ressaltar que esta iniciativa também foi uma outra forma que achamos de tentar ajudar os pequenos comerciantes que estão batalhando pra continuar funcionando. Tanto que montamos uma rede de incentivo a pequenos comerciantes locais para aumentarmos sua visibilidade, através do (perfil no) Instagram @semprecrianca_divulga", revelou Elieton.
Para quem quiser contribuir basta entrar em contato através do site: semprecrianca.org ou enviar um e-mail para contato@semprecrianca.org e pelo Instagram: @projetosemprecrianca. Os voluntários também aceitam a indicação de entidades e outros projetos sociais que possam ser beneficiados em outras comunidades de sua região de atuação.
Iniciativas a serem contempladas pela ação do projeto 'Sempre Criança'
Niterói
Casa Reviver (Morro do Estado)
Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação - GEPAR (Piratininga)
Orquestra da Grota (Grota do Surucucu)
São Gonçalo
Casa Reviver (Comunidade da Linha no Rio do Ouro)
Creche Raiz de Davi (Amendoeira)