Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Capacitação on-line do programa Tempo de Aprender tem 15 mil inscritos

Curso de formação continuada em práticas de alfabetização é gratuito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de março de 2020 - 22:00
Imagem ilustrativa da imagem Capacitação on-line do programa Tempo de Aprender tem 15 mil inscritos

Cerca de 15 mil pessoas já se inscreveram no curso de formação continuada em práticas de alfabetização. A capacitação gratuita, oferecida on-line, faz parte do programa Tempo de Aprender, lançado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) em fevereiro de 2020.

O curso busca proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliem os desafios do ciclo de alfabetização. Assessor da Sealf, Wiliam Cunha ressaltou que o material foi preparado com base em evidências científicas. “É um material extremamente prático que mostra as estratégias para que a aprendizagem das crianças ocorra com sucesso”, explicou.

O conteúdo pedagógico foi validado por uma equipe de mais de vinte especialistas. A arte, diagramação, edição e manutenção da plataforma online, feita pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da Universidade Federal de Goiás (UFG).Com carga horária de 30 horas, o curso se divide em oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão.Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o processo de alfabetização pode se inscrever.

Com a suspensão temporária das aulas escolares, a capacitação pode ser uma boa oportunidade de estudo. “Estamos estimulando pais a fazerem o curso para aplicarem neste momento com seus filhos”, destacou Wiliam Cunha.Para se inscrever basta seguir as instruções descritas pela Secretaria de Alfabetização no portal.

Tempo de Aprender - Idealizado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.

Matérias Relacionadas