Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

TSE encontra nome de eleitores mortos em lista de apoiadores do novo partido de Bolsonaro

Foram encontrados pelo menos sete nomes

relogio min de leitura | Redação 06 de março de 2020 - 11:15
o Aliança precisa coletar a assinatura de 491,9 mil eleitores  para ter o registro aprovado
o Aliança precisa coletar a assinatura de 491,9 mil eleitores para ter o registro aprovado -

Na corrida para coletar assinaturas e poder disputar as próximas eleições, o novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil, enviou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com nomes de eleitores que apoiam a criação do partido. Contudo, segundo informações do TSE, na lista consta o nome de pelo menos sete eleitores que já morreram.

A tesoureira do partido, a advogada Karina Kufa, afirmou que já foi solicitada uma verificação interna e, em pelo menos um desses casos, foi constatado que um dos apoiadores assinou a lista em 26 de janeiro e morreu em 22 de fevereiro.

Criado em novembro de 2019 após Bolsonaro romper com o PSL, o Aliança precisa coletar a assinatura de 491,9 mil eleitores com firmas reconhecidas em cartório para ter o registro aprovado. O grupo político pretendia conseguir o registro até este mês, a tempo de disputar as eleições municipais de outubro, mas o plano não seguiu em frente após dificuldades em reunir apoio necessário.

Embora o Aliança pelo Brasil já tenha apresentado mais de 80 mil fichas assinadas ao TSE, apenas 6.605 foram aprovadas, segundo balanço recente - o que equivale a menos de 2% do necessário.

Matérias Relacionadas