Fazenda Colubandê poderá ser reformada ainda este ano
Início da reforma está previsto para acontecer no segundo semestre

A Fazenda Colubandê, que se encontra atualmente abandonada, poderá ser reformada nos próximos meses. O projeto de restauração foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está em fase de orçamento e planejamento executivo das obras. O início da reforma está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.
Com a descentralização de recursos da secretaria de estado de Fazenda para a Empresa de Obras Públicas (Emop) do Estado do Rio de Janeiro, a empresa dará continuidade à elaboração do projeto de restauração do local. A resolução conjunta foi publicada no Diário Oficial do Estado no mês de fevereiro e permite a reativação do contrato original.
O projeto de restauração contempla os pontos danificados pela ação do tempo, levando em conta os procedimentos previstos em lei referente aos bens tombados, que pedem a manutenção das características espaciais e construtivas originais do local.
Durante a cerimônia de inauguração do programa Segurança Presente em São Gonçalo, em janeiro deste ano, o governador do Rio, Wilson Witzel, anunciou o retorno do Comando de Polícia Ambiental do Estado (CPam) na Fazenda Colubandê. A unidade, que funcionava no local desde 1986, foi desativada em 2012 e, desde então, o patrimônio se encontra abandonado e depredado.