Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Governo brasileiro pede adiamento de reunião no Irã

A pedido do Itamaraty, o Irã adiou a reunião que seria feita em Teerã

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de janeiro de 2020 - 16:59
Rodrigo Azeredo em reunião com o presidente do Irã
Rodrigo Azeredo em reunião com o presidente do Irã -

A pedido do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), o Irã adiou a reunião que haveria nesta quinta-feira (09), em Teerã, entre representantes iranianos e a encarregada de negócios da embaixada do Brasil, Maria Cristina Lopes.

A justificativa do governo brasileiro para a decisão é que o Itamaraty prefere que o embaixador Rodrigo Azeredo, volte a representar o Brasil nas conversas com as autoridades do Irã, de forma a torna-la uma reunião de nível hierárquico mais alto.

A reunião havia sido marcada antes do agravamento da tensão entre os EUA e o Irã, causada pelo assassinato do general Qasem Soleimani, morto por um míssil americano.

Após o acontecimento, o Itamaraty publicou uma nota dizendo que era preciso combater o "flagelo ao terrorismo", que levou autoridades iranianas a se desapontarem com o governo brasileiro, e convocar uma reunião com diplomatas para o esclarecimento da posição do Brasil.

A diplomata Maria Cristina Lopes esclareceu que a nota não condenava o Irã, e  que o governo brasileiro agia com pragmatismo.

A reunião seria para tratar de assuntos ligados a culturais. No entanto, era esperado que a crise entre os Estados Unidos e o Irã viessem a ser discutidas.

Matérias Relacionadas