Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Alerj celebra Dia da Economia Solidária com homenagens e festival

Diversas iniciativas serão homenageadas com o diploma Paul Singer

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de dezembro de 2019 - 19:04
Imagem ilustrativa da imagem Alerj celebra Dia da Economia Solidária com homenagens e festival

A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, promove, no dia 16 de dezembro, às 10h, uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual e Nacional da Economia Solidária, celebrado em 14 de dezembro. O evento, que acontece no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), homenageará, com o Diploma Paul Singer, diversas iniciativas que reconhecidamente tenham contribuído ao desenvolvimento da Economia Popular Solidária no Estado. O Diploma Paul Singer foi instituído na Alerj por meio do deputado Waldeck através da Resolução 716/2018. Singer, que faleceu aos 86 anos em abril de 2018, era um estudioso da economia solidária e se tornou uma das referências internacionais no tema, com vários livros publicados. Também no dia 16, acontece o "Festival Eco Solidário", com exposição de produtos de Ecosol, rodas de conversa, oficinas de artesanato e hortas caseiras e atrações culturais. O Festival acontece a partir das 11h30 na área externa da Alerj. 

"Queremos mais uma vez evidenciar um campo da economia que movimenta centenas de milhares de pessoas que acreditam nos princípios do cooperativismo, associativismo, do preço justo e da sustentabilidade na produção, pilares da Economia Popular Solidária. Paulo Singer sempre será uma grande referência, uma vez que nos deixou importante legado, como as diretrizes de um modelo de desenvolvimento que promove inclusão social e é uma alternativa ao individualismo competitivo das sociedades capitalistas”, afirmou Waldeck. 

Hoje, o Brasil conta com mais de 30 mil empreendimentos solidários, em vários setores da economia, com destaque para a agricultura familiar. Eles geram renda para mais de 2 milhões de pessoas e movimentam anualmente cerca de 12 bilhões de reais. 

A Frente Parlamentar de Economia Solidária da Alerj conseguiu aprovar duas importantes leis: a 8.351/2019 que institui a Política Estadual de Ecosol e a 8.354/2019 que cria o Circuito Fluminense de Ecosol. A primeira cria o Sistema Estadual de Economia Solidária e qualifica os empreendimentos econômicos solidários como sujeitos de direito, com vistas a fomentar a economia solidária e assegurar o direito ao trabalho associado e cooperativado. A segunda incentiva a comercialização de produtos oriundos da cadeia produtiva da economia solidária em feiras, festivais e exposições. A 1º edição do Circuito aconteceu no município de Paracambi (Região Metropolitana) em outubro, com 35 barracas e 10 mesas com produtos da economia solidária nas áreas de artesanato, decoração, agricultura familiar orgânica e agroecológica, gastronomia, entre outros. 

O Conselho Estadual de Economia Solidária tem papel fundamental na construção dessas políticas públicas.

Matérias Relacionadas