Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Jair Bolsonaro nomeia Augusto Aras como novo procurador-geral da República

Augusto Aras não estava entre os nomes escolhidos e votados na lista tríplice da categoria

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de setembro de 2019 - 19:22
 Aras procurou fazer contatos políticos próximos ao círculo do presidente
Aras procurou fazer contatos políticos próximos ao círculo do presidente -

O presidente Jair Bolsonaro anunciou o nome do subprocurador Antonio Augusto Brandão de Aras como novo procurador-geral da República, no lugar de Raquel Dodge, que fica no cargo até 17 de setembro. O mandato tem duração de dois anos. A indicação de Aras será oficializada com publicação de seu nome numa edição especial do Diário Oficial da União.

Augusto Aras não estava entre os nomes escolhidos e votados na lista tríplice da categoria e enfrentava grande resistência entre os procuradores. Desde 2003, essa é a primeira vez que o Procurador-Geral da República (PGR) é escolhido pelo presidente fora dos nomes indicados pela categoria. Aras procurou fazer contatos políticos próximos ao círculo do presidente e conseguiu apresentar suas ideias ao presidente Jair Bolsonaro de forma independente. Ele sempre foi um crítico da lista tríplice.

Para ser confirmado, o nome de Augusto Aras será enviado ao Senado e ele terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante a qual os candidatos são questionados sobre suas posições jurídicas. Depois, a indicação terá que ser homologada, também, pelo plenário do Senado. Se o nome for rejeitado, essa será a primeira vez que o fato acontece. Nesse caso, assume temporariamente o cargo interinamente o subprocurador Alcides Martins, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Matérias Relacionadas