Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Maricá fecha parceria com Unirio para realizar estudos das lagoas da cidade

As atividades de coleta começam na próxima segunda-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de julho de 2019 - 12:16
Na reunião foi discutido o levantamento que vai nortear as pesquisas
Na reunião foi discutido o levantamento que vai nortear as pesquisas -

A Secretaria Cidade Sustentável firmou uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colaborar estudo das lagoas de Maricá. O levantamento vai nortear futuras ações públicas de dragagem e desassoreamento.

As atividades começam na próxima segunda-feira (15) com a coleta de amostras em 30 diferentes pontos nas lagoas para serem analisados parâmetros físico químicos da água e dos sedimentos. O objetivo é o de identificar regiões de contaminação orgânica. Os microrganismos do sedimento serão estudados para indicar a qualidade do ambiente e os impactos no ecossistema a partir de bioindicadores.

O professor de Geologia Marinha da UniRio, Lázaro Laut, destacou a importância do estudo, que faz parte do projeto de Doutorado do aluno Pierre Belart intitulado “Evolução Espaço-Temporal das Lagoas Costeiras do Rio de Janeiro”.

“Realizamos um estudo aqui, em Maricá, em 2013, antes da abertura do canal da Barra. O que observamos naquela época é que não havia renovação das águas das lagoas e que a salinidade era praticamente zero, o que pode ter sido alterado com a abertura do canal. Nosso objetivo é dar prosseguimento a esse estudo e verificar como a lagoa se comportou após essa abertura”, disse Laut.

Com quatro anos de duração, o estudo busca entender como funciona o sistema lagunar de Maricá, Saquarema, Itaipu e Araruama. “É fundamental entender o funcionamento de cada sistema e como podem ser criados projetos de monitoramento e de gestão ambiental”, declarou, acrescentando que também serão coletadas amostras no mês de janeiro do próximo ano para verificar como as lagoas se comportam em diferentes estações climáticas.

O secretário da pasta, Helter Ferreira, falou sobre a importância dessa parceira entre município e academia.

“Esse monitoramento é essencial para nortear nossas ações de desassoreamento e dragagem em pontos críticos no nosso sistema lagunar, um estudo completo e com acompanhamento técnico-científico”, destacou.

A secretaria irá disponibilizar um barco e piloto que permitirá a navegação dos pesquisadores para a coleta do material.

Matérias Relacionadas