Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Cônsul geral russo se reúne com presidente da Alerj para definir parcerias

Pauta da reunião foi o estreitamento de laços entre os países

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2019 - 11:01
Cônsul Vladimir Tokmakov e deputado André Ceciliano discutiram parcerias em setores estratégicos
Cônsul Vladimir Tokmakov e deputado André Ceciliano discutiram parcerias em setores estratégicos -


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), recebeu o cônsul geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, no prédio administrativo da Alerj, no Centro da capital.

Durante o encontro foi discutida uma cooperação entre o Estado do Rio e as regiões da Rússia nos setores dos segmentos da educação, comércio e infraestrutura, entre outros.

André Ceciliano afirmou que o estreitamento entre o Estado do Rio e a Rússia é muito importante, principalmente em relação ao segmento de petróleo e gás.

“A Rússia é uma das maiores produtoras do mundo desses insumos e nós temos aqui no estado a maior produção do Brasil. Hoje 80% do pré-sal está no Rio de Janeiro e o pré-sal produz mais de 60% de todo o petróleo brasileiro. Os russos têm uma expertise grande na área e nós precisamos aprender muito aqui no estado para que possamos nos desenvolver. Apesar de uma alta produção, temos um monopólio grande da Petrobras”, destacou o parlamentar estadual.

Já o cônsul Vladimir Tokmakov disse que a reunião foi fundamental para conhecer o potencial econômico do estado e também do país. “Estamos dispostos a buscar as áreas de uma possível cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro e algumas regiões da Rússia. Falamos de vários assuntos, em primeiro lugar focamos na área econômica, depois na educação e também na área da cooperação humanitária”, disse Tokmakov.

Solenidade - Em maio de 2020, a Alerj deve realizar uma homenagem ao ‘Dia da Vitória Soviética’, que fará 75 anos. Em 1945, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial. Neste ano, O SÃO GONÇALO publicou reportagem sobre os ex-combatentes gonçalenses que foram homenageados e participaram de solenidades pelo ‘Dia da Vitória’, que aconteceram no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo e na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, na Rua do Lavradio 38, no Centro do Rio.

Matérias Relacionadas