Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Hemonúcleo de SG recebe voluntários em ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’

Ao todo, vinte doadores estiveram no local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2019 - 10:41
Para doar sangue, é preciso ir a sede do Hemonúcleo do lado do Polo Sanitário, no bairro do Zé Garoto
Para doar sangue, é preciso ir a sede do Hemonúcleo do lado do Polo Sanitário, no bairro do Zé Garoto -

Quatrocentas bolsas de sangue ao mês. Esse é o número, em média, de doadores que comparecem ao Hemonúcleo de São Gonçalo, localizado no Zé Garoto. Entretanto, nem todo o sangue doado está apto para ser utilizado.

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na última sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do Hemonúcleo realizaram uma manhã de incentivo à doação na unidade. Ao todo, 20 doadores estiveram no local e participaram da ação.

“A iniciativa teve o intuito de mobilizar o maior número de doadores para a unidade, uma vez que o número de doações só tem diminuído. Ainda mais nessa época do ano que há a campanha de vacinação contra a Influenza e a chegada do inverno. O Hemonúcleo existe há 20 anos no município e é referência na captação de sangue. Queremos incentivar mais pessoas a participarem deste ato de solidariedade que tem a capacidade de salvar a vida de muitas pessoas. Estamos nos programando para a partir de agosto aumentar o tempo de coleta para a parte da tarde, já que atualmente é só pela manhã”, informa o Dr. Eraldo Azevedo, diretor técnico do Hemonúcleo e do Hospital Municipal Luiz Palmier.

Para realizar a doação de sangue basta fazer um cadastro no Hemonúcleo, onde o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta. Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado com segurança.

Dentre os requisitos necessários a doar, é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Matérias Relacionadas