Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Fundação Municipal de Saúde disponibiliza vacinas na campanha contra a gripe em Niterói

Vacina ficará disponível até 31 de maio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de abril de 2019 - 08:20
 A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza
A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza -

Começou ontem a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Niterói. A Fundação Municipal de Saúde disponibiliza, até o dia 31 de maio, 54 salas de vacina nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h, para imunizar a população alvo. O dia D de mobilização está marcado para sábado, 4 de maio, e cerca de 500 profissionais estarão aplicando as doses nessas unidades. A meta é vacinar aproximadamente 176 mil pessoas.

Na Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil, a movimentação no primeiro dia de imunização foi intensa. Cerca de 500 pessoas receberam a vacina até às 15h. A aposentada Rita Maria Ferreira, de 88 anos, foi uma delas e destacou a importância da vacinação.

“Quando tomo a vacina me sinto mais protegida, quase não fico gripada. É a melhor coisa a se fazer, pois protegemos a nós e as pessoas ao nosso redor”, finalizou a aposentada, que estava acompanhada do seu marido, Amaucir Ferreira, de 90 anos, que também recebeu a imunização.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, convoca a população para receber a imunização. “É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos procurem uma unidade para receber a dose. A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da doença”, informa a secretária, esclarecendo que a meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é imunizar pelo menos 90% de cada grupo.

Matérias Relacionadas