Vereadora Iza Deolinda tem o mandato cassado
Iza já havia sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2017, pelo crime de abuso de poder

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu, na última semana, pela cassação do mandato da vereadora Iza Deolinda (MDB) e por sua inelegibilidade pelos próximos oito anos. A parlamentar cumpre atualmente o seu terceiro mandato pela Câmara de São Gonçalo.
Iza já havia sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2017, pelo crime de abuso de poder. A vereadora, no entanto, entrou com recurso no TSE, conseguindo reaver seu mandato provisoriamente. A última decisão, no entanto, é contrária ao recurso de Deolinda, o que fará com que a vereadora perca definitivamente seu mandato, já que não há mais possibilidade de recurso.
De acordo com o MPE, Iza teria utilizado, de forma inapropriada, bens públicos no Centro Social dela no Jardim Catarina. Entre as acusações levantadas pelo órgão, estão de abuso do poder político e de autoridade, captação ilícita de sufrágio, conduta vedada a agente público e assistencialismo político.
A assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Gonçalo informou que o órgão ainda não foi notificado sobre a decisão.
Quem assume o cargo deixado pela vereadora é Jorge Mariola (PHS). A coligação de Mariola, por sua vez, passará a contar com o médico Fábio Farah (MDB), que já foi vereador na cidade de São Gonçalo.