Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Estado do Rio ‘ganhará’ programa ‘Toda mulher merece uma doula’

Medida permite acompanhante de gestante auxiliar em partos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de março de 2019 - 09:27
Medida permite acompanhante de gestante auxiliar em partos
Medida permite acompanhante de gestante auxiliar em partos -

O programa ‘Toda Mulher Merece uma Doula’, que reunirá políticas públicas para a atuação destas profissionais durante a gravidez, o parto e o pós-parto, será criado no Estado do Rio. É o que define a Lei Estadual 8.307/19, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial ontem. O texto, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), tem o objetivo de desenvolver políticas de inclusão das doulas nos serviços de saúde em articulação com os municípios. As doulas são acompanhantes de parto escolhidas pelas gestantes, que visam prestar suporte contínuo para favorecer a evolução do parto e o bem-estar da mulher grávida.

De acordo com o texto, a política deverá atender às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualizadas em 2018, e às Diretrizes para Parto do Ministério de Saúde, de 2017. Entre os objetivos do programa estão, ainda, implementar a formação e capacitação de doulas e desenvolver material informativo sobre a atenção multidisciplinar no ciclo gravídico-puerperal. O Poder Executivo deverá regulamentar a norma por decreto.

Carlos Minc ainda explicou que as doulas ajudam a diminuir a violência obstétrica e o número de mortes de recém-nascidos.

“As doulas apoiam a mulher e humanizam o parto. O Brasil é o campeão de cesáreas, o que demonstra a industrialização dos partos. A cesárea é uma alteração, já o parto natural é algo muito mais simples e humanizado”, explicou o parlamentar.

Matérias Relacionadas