Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Após velório do neto, ex-presidente Lula volta para o cárcere

Lula recebeu autorização da Polícia Federal do Paraná e chegou ao cemitério sob escolta armada.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de março de 2019 - 17:48
A doença evoluiu em questão de horas.
A doença evoluiu em questão de horas. -

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao velório do neto Arthur, de 7 anos, neste sábado (2). Lula recebeu autorização da Polícia Federal do Paraná e chegou ao cemitério sob escolta armada. Ele permaneceu no local por cerca de 2 horas. Arthur Araújo Lula da Silva, morreu em decorrência da meningite meningocócica, na sexta-feira (1).

Durante a cerimônia reservada, o ex-presidente chorou bastante. “O Arthur foi um menino que sofreu muito bullying na escola, porque era neto do Lula. Por isso, eu tenho um compromisso com você, Arthur. Eu vou provar a minha inocência e quando eu for para o céu, eu vou levando o meu diploma de inocente. Vai lá ver a vovó Marisa", desabafou Lula.

Familiares e amigos se despediram de Arthur em um caixão branco aberto. À frente foram colocados brinquedos, uma bola de futebol e um par de chuteiras.

Um forte esquema de segurança foi armado para a presença do ex-presidente, que permaneceu no cemitério, em São Bernardo do Campo, até às 13h. A cremação de Arthur estava marcada para às 12h no cemitério onde também foi cremada a avó do garoto, Marisa Letícia, morta em 2017.

Meningite pode ser fatal

O neto do ex-presidente Lula morreu após um quadro de meningite meningocócica. A doença evoluiu em questão de horas. Arthur chegou ao atendimento às 7h20, e teve morte confirmada às 12h36. A evolução rápida é uma das características da doença, que atinge principalmente crianças.

Meningite é o nome que se dá à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. É uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. É considerada uma doença silenciosa, já que os principais sintomas podem ser confundidos com outros males. Os tipos bacterianos e virais são os mais preocupantes, transmitidos de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias, secreções do nariz e garganta.

Nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram reportados quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite e 100 mil pessoas morreram. A doença é mais comum em crianças menores de cinco anos, mas pode acometer também adultos.

Os sintomas da meningite podem variar de um caso para o outro. Porém, os sinais mais comuns incluem: Sensação geral de cansaço, febre alta repentina, dor de cabeça grave e persistente, rigidez do pescoço entre outras. 

Matérias Relacionadas