Bombeiros que atuaram em Brumadinho são homenageados no Rio

O governador Wilson Witzel participou da homenagem aos 80 militares

Enviado Direto da Redação
Governador Wilson Witzel colocou a medalha do ‘Mérito Força e Coragem’ nos bombeiros militares

Governador Wilson Witzel colocou a medalha do ‘Mérito Força e Coragem’ nos bombeiros militares

Foto: Divulgação

O governador Wilson Witzel participou, ontem, de uma homenagem aos 80 militares do Corpo de Bombeiros que se revezaram nos trabalhos de busca e resgate em Brumadinho, em Minas Gerais. A equipe recebeu a medalha do Mérito Força e Coragem. A comenda é conferida aos bombeiros que tenham se destacado em operações de grande relevância.


“O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a prestar a imediata solidariedade. Vocês fizeram um trabalho para o qual estão preparados. São estes valores que me fazem ter esperança, há homens e mulheres de bem trabalhando e servindo”, disse Witzel.


Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Barbosa, um dos homenageados, o grande desafio foi atuar em um terreno instável e com dificuldade enorme de locomoção. “Apesar desta ter sido a minha nona grande operação, ficamos impactados com o tamanho da tragédia. Muitos familiares nos abordaram para solicitar apoio para encontrarmos os corpos de seus entes queridos”, relatou.


A cerimônia marcou também a entrega de 10 viaturas do tipo ABSL, utilizadas para ocorrências de busca e salvamento. O investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 2.850.000, proveniente dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio.


Barragens no estado do Rio - No evento que homenageou os bombeiros militares, o governador informou ainda que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade atua na fiscalização das barragens do estado.


Um grupo de trabalho formado por técnicos da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), tem cuidado da atualização do diagnóstico das barragens do estado, da revisão de normativos relacionados ao tema e da realização de ações de fiscalização.

Veja também