Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Witzel institui Dia Estadual do Samurai no Rio de Janeiro

Data será celebrada no dia 24 de abril

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de janeiro de 2019 - 19:04
Data escolhida é aniversário do sensei Jorge Kishikawa
Data escolhida é aniversário do sensei Jorge Kishikawa -

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial a instituição do dia 24 de abril como Dia do Samurai no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto de lei 3617/2017 é de autoria do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ). No texto, o deputado explica que 24 de abril é a data de aniversário do sensei Jorge Kishikawa, presidente do Instituto Cultural Niten, presente no Rio de Janeiro desde 2001.

No site da instituição criada por Kishikawa em 1993, as informações dão conta de que o Instituto Cultural Niten existe para difundir os ensinamentos das artes da espada samurai, filosofia e cultura japonesa. O Instituto se descreve como um dos maiores centros de ensino da arte dos samurais fora do Japão.

O projeto de lei tem como objetivo valorizar a cultura oriental e a diversidade cultural do povo fluminense.

“Assim, o Sensei Jorge Kishikawa, por meio do Instituto Cultural Niten, segue proporcionando ao Brasil e em especial ao povo fluminense a oportunidade ímpar de autodesenvolvimento enquanto cidadãos, além da sempre benéfica prática de uma atividade que favorece o bem-estar do corpo e do espírito”.

Além do Dia Estadual do Samurai, Witzel também sancionou outras datas comemorativas, como o Dia do Advogado Ambientalista (5 de outubro) e o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais (23 de setembro).

Matérias Relacionadas