Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Incentivo à cultura está mantido no Estado do Rio

Arrecadação será de até 3% do ICMS recolhido

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de dezembro de 2018 - 10:58
A lei que propunha a manutenção do programa foi aprovada na Alerj e sancionada pelo governo
A lei que propunha a manutenção do programa foi aprovada na Alerj e sancionada pelo governo -

O Governo do Estado poderá manter o programa estadual de incentivo à Cultura e ao Esporte. É o que determina a Lei 8.266/18, sancionada e publicada pelo Executivo no Diário Oficial desta quinta-feira. A norma é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), André Lazaroni (MDB), Thiago Pampolha (PDT) e Zaqueu Teixeira (PSD).

O texto define que o incentivo será de até 3% do ICMS recolhido em cada período para projetos culturais nacionais e até 3% para projetos esportivos.

No caso de iniciativas culturais estrangeiras, porém, o percentual será de 1%.

Ainda de acordo com o projeto, a medida se dá em cumprimento aos convênios ICMS 27/06 e 141/11, ambos do Confaz, que autorizam a concessão de créditos do ICMS correspondente ao valor do ICMS destinado pelos respectivos contribuintes a projetos culturais e desportivos.

A norma, que também cria regras para os incentivos, abrange música, dança, teatro, circo, artes plásticas e artesanais, folclore, ecologia, cinema, vídeo, fotografia, informação e documentação, acervo e patrimônio histórico-cultural, literatura, esportes profissionais, amadores e paralímpicos e gastronomia.

Ceciliano explica que a Lei Complementar 160/17 restringiu os incentivos à área até o final deste ano.

“Isso vem impedindo que eventos de esporte e cultura possam ser realizados já no início de 2019, inviabilizando uma política em vigor desde a década de 1990”, destacou o parlamentar.

Matérias Relacionadas