Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Projeto prevê assentos especiais para alunos com TDAH

Lei foi aprovada na última terça-feira (14), na Alerj

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de novembro de 2018 - 09:30
O deputado estadual Nivaldo Mulim é um dos autores
O deputado estadual Nivaldo Mulim é um dos autores -

Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) deverão ter assentos especiais nas escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. É o que prevê o Projeto de Lei 1342/2015 de autoria dos Deputados Nivaldo Mulim e Tio Carlos, aprovado, na última terça-feira (14/11), na Alerj . As unidades escolares públicas e privadas, no Estado do Rio de Janeiro, ficarão obrigadas a disponibilizar em suas salas de aula, assentos na primeira fila aos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH assegurando seu posicionamento afastado de janelas, cartazes e outros elementos, possíveis potenciais de distração.

Um dos autores do Projeto, o Deputado Nivaldo Mulim, defende que a instituição escolar tem um papel social fundamental. “A escola promove a formação e socialização dos alunos e, por isso, é de suma importância garantir a inserção de todos os alunos, inclusive aqueles com TDAH”, ressaltou.

Dentre os aspectos legais que buscam garantir e assegurar esta inserção de alunos com necessidades educacionais especiais, está a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que em seu capítulo V, trata e especifica o direito do aluno com necessidades educacionais especiais e o dever da instituição escolar em assegurar a adequação no processo de ensino.

O Deputado Tio Carlos, que também é autor do projeto, lembra que crianças com TDAH são capazes de aprender, mas tem dificuldades de concentração na escola devido ao impacto que os sintomas têm sobre um bom desempenho.

Matérias Relacionadas