Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Sandro Almeida volta à Câmara dos Vereados de São Gonçalo

Político havia perdido o mandato no início da semana

relogio min de leitura | Redação 23 de agosto de 2018 - 11:55
Decisão beneficia Sandro Almeida até que julgamento definitivo sobre a causa seja realizado
Decisão beneficia Sandro Almeida até que julgamento definitivo sobre a causa seja realizado -

Por Thuany Dossares

Após ficar três dias fora da Câmara de Vereadores de São Gonçalo por ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE-RJ), Sandro Almeida foi reempossado, na semana passada. Ele é acusado pelo Ministério Público (MP), em 2016, por abuso de poder político e compra de votos, mas conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral para voltar ao cargo.

Antes de ser vereador, Sandro foi secretário de Governo da Prefeitura de São Gonçalo de 2014 até o início de 2016, durante o governo do prefeito Neilton Mulim (PR). 

“Na época que eu era secretário, exonerei um um funcionário porque recebi vídeos e denúncias que ele estava acharcando comerciantes em Alcântara e São Gonçalo. Desde então, ele passou a nutrir um ódio por mim. 

Quando me candidatei a vereador, ele foi até o MP e fez uma denúncia alegando que eu fiz obras no município a fim de benefício eleitoral. Por isso respondi ao processo no TRE”, falou Almeida. 

Quando era secretário, Sandro contribuiu com projetos na cidade como a revitalização da Praia das Pedrinhas, o projeto Cidade Limpa e o Domingo de Arte e Lazer, além de ter feito campos de futebol em comunidades carentes de São Gonçalo. Segundo a denúncia do MP, Almeida teria se utilizado desses projetos para conseguir se eleger vereador pelo PSDB, nas eleições de 2016, com 4620 votos. 

“Quando me candidatei, eu já havia rompido com o governo do  então prefeito há meses. Não tem como dizer que eu fiz obras me utilizando da máquina pública se eu já estava rompida com ela. Não poderia ter me beneficiado de obras públicas se eu não fazia parte dos candidatos do governo da época, se eu estava rompido com eles. Mas enquanto secretário eu fui muito atuante, ajudei em melhorias para a cidade e esse foi o meu legado. Então é claro que como candidato, eu me utilizei desse legado, da história que construí até para me apresentar para os eleitores e mostrar o que eu já tinha feito”, explicou. 

O TRE abriu um processo contra Sandro e começou a averiguar as denúncias no início de 2017, após ele ser empossado no cargo de vereador. Ele foi acusado de compra de votos e abuso de poder político. O julgamento em primeira instância aconteceu no final de 2017 e na decisão em segunda instância, em julho, o vereador foi condenado pelo crime de abuso de poder político e inocentado das acusações de compra de votos. 

No início deste mês de agosto, foi pedido o afastamento de Sandro da Câmara de Vereadores, onde ele era presidente da Comissão de Obras e Recursos Públicos. 

O suplente de Almeida, Doutor Claudio Rocha, chegou a assumir a cadeira dele dos dias 14 a 16, mas no dia 17, Sandro já foi reempossado, graças a uma decisão liminar assinada pelo ministro Napoleão Nunes, do TSE.

Matérias Relacionadas