Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Dayse Oliveira quer investir em Empresa de Obras Públicas para gerar empregos

Professora há 32 anos da rede estadual, vem como candidata pelo PSTU

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de agosto de 2018 - 11:09
 Dayse também coordena o pré-vestibular em Ciep de São Gonçalo e integra o Movimento Mulheres em Luta Quilombo Raça e Classe
Dayse também coordena o pré-vestibular em Ciep de São Gonçalo e integra o Movimento Mulheres em Luta Quilombo Raça e Classe -

Por Dayse Alvarenga e Rennan Rebello

Professora há 32 anos da rede estadual de ensino, Dayse Oliveira, de 52 anos, candidata pela segunda vez ao cargo de governadora do Estado pelo PSTU, tem como meta principal, caso seja eleita, investir na Empresa de Obras Públicas. “Vamos realizar obras nos apoiando em um plano executado pela Empresa de Obras Públicas do Estado, que gere empregos e renda para a população”, disse a candidata que é mestre em Educação, já foi diretora do Sepe (RJ, Caxias, Niterói e São Gonçalo). Dayse também coordena o pré-vestibular em Ciep de São Gonçalo onde mora e integra o Movimento Mulheres em Luta Quilombo Raça e Classe.

O SÃO GONÇALO - A senhora vai retomar as obras do Hospital da Mãe, em São Gonçalo, ou tem outro projeto de saúde para o local? Em quanto tempo, a unidade estará em funcionamento caso as obras sejam retomadas?

DAYSE OLIVEIRA - É preciso não só retomar as obras do Hospital da Mãe como garantir o acompanhamento adequado para as gestantes durante toda a gravidez e pós-parto. E para concluir essas e outras obras, nós vamos investir na Empresa de Obras Públicas que gere emprego e renda para a população.

OSG - Qual a sua estratégia para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual?

DAYSE - É preciso investir nos professores e na estrutura da rede pública. Mas ter uma escola com ensino integral, autonomia pedagógica e um currículo amplo, além de atividades extracurriculares (esportivas, culturais, lúdicas) que integrem o conjunto da comunidade. É preciso também mudar a gestão, com eleições para diretoria, grêmios estudantis e participação da comunidade e dos funcionários.

OSG - Qual a possibilidade, em seu eventual governo, de iniciar e concluir a tão sonhada linha 3 do metrô? Uma linha de barcas ligando São Gonçalo ao Rio também faz parte do seu plano de governo? Por que?

DAYSE - É um dos grandes problemas do Estado. Tanto a linha 3 quanto novas linhas de barcas estão propostas há anos e não saíram do papel. É preciso investir em transporte e na qualidade de vida dos trabalhadores. E nós vamos fazer isso nos apoiando em um plano de obras executado pela Empresa Pública que gere empregos.

OSG - Como a senhora vai fazer para recuperar a economia do Estado?

DAYSE - O primeiro passo é suspender a política de isenções fiscais e parar de pagar a dívida pública estadual, que transferem dinheiro dos cofres públicos para banqueiros e empresários. E também remodelar a Empresa de Obras Públicas para executar um plano de obras, que vai nos permitir gerar empregos, realizar as obras necessárias e fomentar a economia.

OSG - Como a senhora pensa ser possível reduzir os altos índices de violência no estado do Rio?

DAYSE - Abandonando a política de guerra às drogas que promove um verdadeiro genocídio da juventude negra, descriminalizando o consumo de todas as chamadas “drogas ilegais”, tratando o vício como um problema de saúde, apoiando a autodefesa e a economia das comunidades carentes. Além disso, precisamos gerar empregos e investir na educação pública.

Matérias Relacionadas