Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Coronel Salema anuncia aposentadoria da PM depois de comandar três batalhões da região

Oficial atuou durante 33 anos na corporação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de abril de 2018 - 09:56
Coronel Fernando Salema destacou a união da PM com outras forças no combate ao crime na região
Coronel Fernando Salema destacou a união da PM com outras forças no combate ao crime na região -

Por Daniela Scaffo

Depois de 33 anos de carreira na PM do Estado do Rio de Janeiro, o coronel Fernando Salema, 55, passa para reserva da corporação no próximo dia 21. Durante esse tempo, o oficial comandou o 7ºBPM (SG), 35ºBPM (Itaboraí), 12ºBPM (Niterói) e por último estava à frente do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

“Eu me formei em 1987 e servi no 12ºBPM como aspirante. Posteriormente houve uma passagem pelo já extinto 13ºBPM (Praça Tiradentes). Tive uma primeira passagem pelo 7ºBPM e depois fui fazer meu curso de aperfeiçoamento. Voltei posteriormente já como comandante do 35ºBPM, que abrange cinco municípios, depois fui remanejado para o 7ºBPM e depois para o 12ºBPM, que abrange Niterói e Maricá. O meu último comando operacional foi no CPE e atualmente estou no gabinete do Comando Geral, no quartel general”, contou.

Salema relembrou suas experiências pelos batalhões da região, destacando a colaboração da tropa e da população no seu trabalho.

“Cada unidade tinha suas características próprias. O 35ºBPM é responsável por cinco municípios, com uma área mais rural e população espalhada, mas peguei um momento muito difícil. Mesmo assim, nós conseguimos passar muito bem pelo batalhão com apoio da tropa, e isso me alçou a vir para o 7ºBPM onde tive a chance de ganhar o primeiro lugar em metas com apoio das instituições, como a Polícia Civil. Isso me fez ir para o 12ºBPM, onde trabalhei por último, antes de ir para o CPE”, relembrou.

Ele assumiu o 35º BPM quando Itaboraí enfrentava greve e protestos de 25 mil funcionários demitidos do Complexo Petroquímico (Comperj).

Bastante elogiado pelos resultados obtidos em suas passagens pelos batalhões da região - tanto pela população, quanto pelos seus comandados - Salema atribuiu o sucesso’’ ao empenho das tropas que ele comandou. Ele contou que o reconhecimento e solenidades de premiações motivavam os policiais produzirem mais ocorrências.

“O empenho das tropas transformava-se em confiança nas comunidades, que passavam cada vez mais denúncias ao batalhão, que geravam grandes ocorrências”, explicou.

Matérias Relacionadas