Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Educação no trânsito será lecionada em São Gonçalo

Disciplina será incluída na grade curricular do fundamental

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de março de 2018 - 10:04
Proposta recomenda que especialistas do tema colaborem com a discussão junto aos alunos
Proposta recomenda que especialistas do tema colaborem com a discussão junto aos alunos -

Por Elena Wesley

Os estudantes de Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Gonçalo terão a disciplina “Educação para o Trânsito” inserida na grade curricular. É o que garante a Lei 827/2018, sancionada pelo prefeito José Luiz Nanci nessa semana.

A proposta de autoria do vereador Vinicius (PRB) estabelece que o conteúdo seja transmitido com o apoio de especialistas que possam realizar palestras e debates nas unidades. O texto sugere ainda que o Executivo Municipal firme parcerias junto a outras instâncias de governo e entidades privadas.

O parlamentar apresentou outro projeto também voltado à educação no trânsito, que resultou na Lei 825/2018. A proposta determina a inserção da Semana Municipal do Trânsito no calendário oficial da cidade, no período de 18 a 25 de setembro, conforme definições do Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com a proposta, a semana tem como objetivos promover a conscientização da população em prol de melhorias nas condições de trânsito, por meio de palestras, exibição de material audiovisual e atividades lúdicas que reforcem a importância da segurança no trânsito e das responsabilidades de cada um dos atores envolvidos.

Temas como uso do cinto de segurança, os perigos na utilização de aparelho celular na direção, procedimentos em caso de acidentes serão abordados.

Bicicletários


 O município também poderá ganhar bicicletários gratuitos em praças e prédios públicos. É o que assegura a Lei 818/2018.

Baseada em projeto de lei do vereador Lecinho (MDB), a proposta sugere que as áreas de instalação estejam em locais de fácil acesso, próximas a unidades de saúde, à Prefeitura, à Câmara, a órgãos públicos em geral e a grandes centros, como a Praça do Rodo e Alcântara.

Matérias Relacionadas