Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Projeto prevê emprego para moradores de rua em São Gonçalo

5% das vagas públicas seriam reservadas

relogio min de leitura | Redação 08 de agosto de 2017 - 12:00

A falta de oportunidade no mercado de trabalho é um dos fatores preponderantes do flagelo social que assola a sociedade. Para atenuar os efeitos dessa problemática, o vereador de São Gonçalo, Professor Paulo (PCdoB), apresentou na Câmara Municipal de São Gonçalo, projeto de lei que cria reserva de percentual das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua.

O PL nº 111/2017, batizado como Amar e Mudar as Coisas, determina que 5% das ocupações de trabalho sejam destinadas às pessoas carentes de lar que estejam sendo assistidas e devidamente cadastradas em programas de políticas públicas da Secretaria de Assistência Social do município.

“O problema do desemprego atingi e aflige a todos indistintamente. Em relação aos mais humildes, nesse caso pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, a desesperança é enorme e as dificuldades são incontáveis. Além de criar a oportunidade de trabalho, esse projeto de lei também tem como objetivo garantir a dignidade humana e promover a cidadania. É importante devolver a esperança e abrir a perspectiva de mudança para quem hoje encontra-se em situação de precariedade”, explicou o vereador.

O percentual da reserva determinado pela matéria compreende as obras e serviços públicos licitados que tenham capacidade de gerar vinte ou mais postos de trabalho na cidade. O texto explicita ainda que as pessoas selecionadas deverão cumprir carga horária contratualmente estipulada, bem como atender aos requisitos demandados pela empresa para preenchimento da vaga.

O PL orienta que o candidato contemplado deverá levar declaração ao órgão municipal onde é assistido para prestar informações a respeito das condições de trabalho, rotina e cumprimento do contrato. 

"Colocamos um mecanismo no projeto, uma espécie de regulação, que permite garantir ao trabalhador desempenhar seu ofício recebendo tratamento adequado, vedando a possibilidade de sofrer abusos”, finalizou.

Matérias Relacionadas