Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Partidos fecham acordo para votar contra prosseguimento de denúncia

relogio min de leitura | Redação 13 de julho de 2017 - 15:30
Michel Temer foi denunciado pelo procurador-geral da República
Michel Temer foi denunciado pelo procurador-geral da República -

Quatro partidos já declararam que vão votar contra o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ): PMDB, PSD, PP e PR devem contar com todos os seus 22 votos no colegiado contra a denúncia. Dois deputados titulares foram trocados, ontem, na comissão: um no PP e outro no PMDB, e se somam aos outros nove que já haviam sido trocados no PMDB, PR, PRB, PSD, e SD.

A executiva do PMDB tomou, ontem, a decisão de punir deputados que votem a favor do prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. “Estamos tranquilos e não haverá surpresas porque temos responsabilidade com o país. O que a oposição quer é desestabilizar o governo”, disse o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

A executiva do PTB apenas sugeriu o voto não, e no PSD, PP e PR foram as bancadas que tomaram a decisão. “É vital para que haja as reformas e a preparação de uma reforma política, darmos estabilidade política ao governo, para começar o ano com tranquilidade para eleições que já estão marcadas”, explicou o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Debate – Até o início da noite de ontem, 14 deputados falaram de cada lado, contra e a favor da aceitação da denúncia, e sete líderes usaram a palavra. Faltavam 63 deputados favoráveis e 14 contrários, mas as inscrições continuavam abertas e novos deputados podiam se inscrever antes do fim dos trabalhos.

Parecer – O texto de Zveiter, lido na última segunda-feira, recomenda a admissibilidade da investigação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia por crime de corrupção passiva (SIP 1/17) contra Temer.

Matérias Relacionadas