Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

S. Gonçalo discute estratégias de combate ao Aedes aegypti

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de janeiro de 2017 - 12:00
Prefeito José Luiz Nanci pede conscientização da população
Prefeito José Luiz Nanci pede conscientização da população -

O Comitê Gestor para Monitoramento do Aedes aegypti, criado pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo, discutiu ações para combater o mosquito na cidade. Entre as avaliações sobre as ações já realizadas, foram discutidos o protocolo para manejo clínico de pacientes, ações da Vigilância Ambiental e formas de utilização do fumacê.

“O plano de controle do vetor deve ser discutido para auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle das doenças causadas pelo mosquito”, explicou o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Na próxima semana, a Brigada em Saúde Ambiental volta a atuar na capacitação da população em clínicas, escolas e empresas para conscientização dos riscos e torná-los agentes multiplicadores contra o Aedes aegypti.

Dados atualizados sobre as doenças causadas pelo Aedes mostram que foram notificados 9.231 casos de dengue, 324 chikungunya e 9.231 casos de zika, em São Gonçalo, em 2016.

No dia 28, a Vigilância Ambiental realiza o Dia D de Combate ao Aedes, às 9h, nas praças do Gradim, Luiz Palmier (Rodo), Praça do Relógio (Alcântara), Shopping Partage e São Gonçalo Shopping, com equipes de educação em saúde da Vigilância Ambiental, agentes de endemias, agentes comunitários e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). O encontro vai abordar a importância de acabar com os possíveis criadouros do mosquito.

“Precisamos estar todos unidos no combate ao mosquito. Os danos provocados pelas doenças transmitidas pelo vetor são grandes e podem ser irreversíveis ocasionando mortes. Vamos nos unir em torno desta luta”, destaca o prefeito da cidade, José Luiz Nanci.

Matérias Relacionadas