Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Nanci assume prefeitura carregando um sobrenome tradicional na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de janeiro de 2017 - 11:30
Desde a juventude, o atual prefeito José Luiz Nanci (camisa branca, em pé) preserva a tradição de encontros semanais na cidade com os amigos e familiares
Desde a juventude, o atual prefeito José Luiz Nanci (camisa branca, em pé) preserva a tradição de encontros semanais na cidade com os amigos e familiares -

Desde ontem, o destino de São Gonçalo nos próximos quatro anos está nas mãos do médico José Luiz Nanci (PPS), que tomou posse como prefeito. A árdua missão de governar a cidade em meio a maior crise econômica que atinge todo o país é o desafio do integrante de uma das mais tradicionais famílias do município, com influências históricas e política na região.

A história da Família Nanci se confunde com a própria história da cidade. Descendentes de italianos, os Nanci vieram para o Brasil e se instalaram no Rio de Janeiro (São Gonçalo), São Paulo e Paraná. O patriarca da família, José Maria Nanci, deixou a Itália e, na viagem de navio com destino a São Paulo, conheceu Clélia Cazemiro. Do amor à “primeira viagem”, nasceram 11 filhos: Thomas, Maria, Luiz, Augustinho, Iolanda, Rosa, Antonio, Rafael, Aécio, Francisco e Domingos. A família fez sua primeira “atracação” em Barra Bonita, São Paulo. Na cidade, José Maria trabalhou na lavoura e juntou dinheiro. Com o passar dos anos, ele mandou que seu filho mais velho, Thomas, se mudasse para o Rio de Janeiro, mas precisamente São Gonçalo, quando seu sobrinho Thomázio já residia e mantinha uma olaria na Rua Presidente Kennedy, onde hoje funciona um hipermercado, no Centro.

Com o dinheiro dado pelo pai, Thomaz comprou terras no bairro Barro Vermelho e uma olaria chamada de Nova Esperança. Logo após a compra, José Maria e Clélia vieram para a cidade com os outros 10 filhos. Apesar de o Barro Vermelho não levar o nome da família Nanci, foi ela a responsável pelo desenvolvimento do bairro através da exploração de um barreiro que era muito vermelho, onde hoje fica o Ciep Professora Adalgisa Cabral de Faria, na Rua Getúlio Vargas, 382. Além do Barro Vermelho, a família também é “responsável” pela “criação” do Centro da cidade.

Neto de Luiz Nanci e bisneto de José Maria, o comerciante Hélio Nanci Filho, de 62 anos, que tem o mesmo nome que seu pai, guarda com cuidado as recordações que fizeram parte do progresso da cidade. “Meu pai trabalhava com meu avô Luiz. Ele teve três filhos: eu, José Luiz e Terezinha. Por conta dos meus tios, Aécio e Rafael, que eram médicos, a família migrou para outras profissões. Hoje, são mais de 30 médicos e professoras por conta da tia Rosa Nanci”, contou Hélio. José Maria Nanci faleceu, em 1968, aos 91 anos. Sua esposa Clélia faleceu cinco anos antes, com 84.

Influência da família na Cultura e na Educação

Não é só na área da saúde, que a família Nanci fez história em São Gonçalo. Na Cultura e na Educação, os familiares do novo prefeito também deixaram seu sobrenome. O primeiro cinema foi aberto por eles no advento dos filmes sonoros, mas ainda em preto e branco. Eles garantiram a melhor rede da cidade, com três salas: São José, no Zé Garoto; Santa Maria, no Porto da Madama; e Nanci, no Centro. Este último, inaugurado na década de 1950, contou com shows de artistas que despontavam na época. Entre eles, a “Rainha do Rádio”, Emilinha Borba. Com a popularização da televisão, em 1960, as salas acabaram em declínio. Os espaços, antes utilizados para filmes, deram vez a templos religiosos e comércios.

Educação 

Clélia Nanci é nome de uma escola estadual, na Brasilândia. O colégio, antes de receber o nome, era chamado de Instituto de Educação do Município de São Gonçalo, de acordo com a Lei 4.906, de 20 de novembro de 1961.

Essa instituição passou a ser denominada Instituto de Educação Clélia Nanci a partir da Lei 5.756, de 17 de agosto de 1966, publicada no Diário Oficial. O procedimento foi adotado por indicação da Assembleia Legislativa, através do deputado Amilton Xavier. José Maria também dá nome a um Ciep, no município de Itaboraí.

Médico,  deputado e prefeito

Se José Luiz Nanci exerce a profissão de médico hoje, é porque lá trás um dos percursores da família, seu tio, iniciou os estudos nessa área. O doutor Aécio Nanci nasceu em Pedra Bonita, São Paulo, em 4 de agosto de 1912. Mudou-se para São Gonçalo junto com o pai, e, em 1939, se formou médico com especialidades em ginecologia e cirurgia geral. Em São Gonçalo,, ele trabalhou no Pronto Socorro Central, no Zé Garoto. Aécio foi, ainda, diretor fundador da Casa de Saúde São José, da Policlínica São Gonçalo (atual Clínica São Gonçalo) e sócio nas casas de saúde Santa Terezinha e Menino de Deus.

Na política, foi deputado estadual por três mandatos seguidos e ocupou o cargo de prefeito por 30 dias. Aécio Nanci morreu em setembro de 2001, aos 89 anos.

Matérias Relacionadas