Ex-governador do Rio é transferido para cela da Polícia Federal em Curitiba

O ex-governador está preso preventivamente desde o dia 17 e responde a processo por desvio de recursos em obras do governo estadual. -
A decisão pela transferência do ex-governador Sérgio Cabral do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, para Curitiba é do Juiz da 7ª Vara Federal do Rio, Marcelo Bretas, responsável pela força-tarefa da Operação Lava Jato na cidade.
O magistrado foi informado pelo Ministério Público estadual que o ex-governador estaria recebendo visitas de familiares e amigos em descumprimento à Constituição – que determina o tratamento igualitário entre as pessoas -, bem como as regras de visitação no sistema prisional do estado.
De acordo com o promotor André Guilherme Freitas, responsável pela comunicação das irregularidades à Justiça Federal, a norma de visitação limita ao credenciamento de um único amigo. Além disso, as visitas de autoridades públicas, como parlamentares, devem estar relacionadas diretamente com o exercício da função.
De acordo com o promotor, as irregularidades teriam sido confirmadas pela SEAP - a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. A SEAP, no entanto, nega qualquer irregularidade.
Em nota, informou que todas as visitas de familiares do ex-governador Sérgio Cabral foram previamente cadastradas e tiveram as carteirinhas de visitantes expedidas conforme as normas.
A SEAP justificou ainda que os deputados possuem prerrogativas parlamentares para entrar no presídio e, inclusive, fiscalizar unidades prisionais a qualquer momento, sem necessariamente ser o dia de visita.
A administração penitenciária disse ainda que, na unidade onde se encontrava o ex-governador, existem câmeras que mostram toda a movimentação e que podem ser solicitadas pelos órgãos competentes.
De acordo com a SEAP – Cabral deixou o presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio, às 10 horas da manhã de sábado. O ex-governador está preso preventivamente desde o dia 17 e responde a processo por desvio de recursos em obras do governo estadual.
Fonte: Agência Brasil.