Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Canditatos a prefeitos discutem propostas em útlimo bloco do debate

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de setembro de 2016 - 00:15
Imagem ilustrativa da imagem Canditatos a prefeitos discutem propostas em útlimo bloco do debate
Por Matheus Merlim
Nos últimos três blocos, mais propostas foram debatidas entre os prefeitáveis de São Gonçalo. Em destaque o quarto bloco, quando o tema foi sorteado e cada candidato pode perguntar ao concorrente sobre os setores do município.
O doutor Dilson Drumond (PSDB) começou a sabatina com uma pergunta sobre as propostas para as unidades de emergência e urgência do município, direcionada ao candidato Diego São Paio (Rede), que propôs uma gestão profissional na saúde.
"Precisamos dar qualidade ao serviço público e estrutura para os funcionários. Vamos modernizar e informatizar a marcação de consultas", declarou.
O tema da segurança norteou a pergunta do Professor Josemar (PSOL) para a candidata Dayse Oliveira (PSTU), que defendeu a visão socialista.
"Se as pessoas tivessem emprego, educação e saúde de qualidade, a violência diminuiria. Não é com mais polícia na rua que o problema será resolvido", disse.
Diego São Paio pôde perguntar de volta ao candidato Dilson Drummond (PSDB) e o tema sorteado foi meio-ambiente. A principal questão levantada foi as enchentes que assolam a cidade.
"Sao Gonçalo passa por um processo gravíssimo e temos que pensar em restaurar toda a infraestrutura para que não aconteça uma nova tragedia", comentou.
Mobilidade urbana foi o tema da pergunta de Marlos Costa (PSB) para Brizola Neto (PDT). Na questão, o vereador indagou se o ex-ministro já andou de transporte público na cidade.
"A questão fundamental é trazer desenvolvimento econômico para que o gonçalense não precise buscar emprego em outra cidade. E São Gonçalo precisa de um prefeito que tenha autoridade para articular e lutar por um transporte de massa", disse.
"Mais do que conhecer a velha política de Brasília, o prefeito precisa conhecer a cidade, não apenas técnica e politicamente", retrucou Marlos.
Os dois últimos temas sorteador foram emprego e educação. No primeiro, Brizola Neto perguntou ao Professor Josemar sobre as propostas para trazer desenvolvimento econômico.
"Precisamos ter incentivo fiscal para pequenos comerciantes, capacitação para os jovens e um grande plano de obras públicas", afirmou.
Já sobre educação, Dayse Oliveira perguntou a Marlos Costa sobre sua posição diante do veto da Câmara de Vereadores para as eleições diretas para diretores de escola.
"Votei a favor pela eleição direta e, no meu mandato, vou sempre defender esse processo democrático", afirmou Marlos.
Discussões e manifestações tumultuam debate
Não foram só as propostas que nortearam o rumo do debate desta quarta-feira, na OAB, no Zé Garoto. Com manifestações de correligionários e alfinetadas entre candidatos, o evento não se manteve somente com as perguntas planejadas.
O primeiro pedido de resposta foi o de Marlos Costa (PSB) sobre o candidato Brizola Neto (PDT) ter feito alusão às falas do vereador em outro debate. A comissão acatou o pedido de Marlos, o que gerou polêmica entre os apoiadores do pedetista.
Já nas considerações finais, houve confusão também entre falas dos candidatos Professor Josemar (PSOL), Dilson Drumond (PSDB), Brizola Neto (PDT) e até do presidente da OAB, Eliano Enzo, que interviu diante do cenário caótico no plenário.

Matérias Relacionadas