Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

SG terá mais acessibilidade

Secretarias municipais e consórcio de ônibus fazem reunião para traçar metas de melhorias

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de maio de 2016 - 21:13
Encontro reuniu representantes das secretarias e de empresas de ônibus de São Gonçalo
Encontro reuniu representantes das secretarias e de empresas de ônibus de São Gonçalo -

Uma reunião realizada, na manhã de ontem, na secretaria municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência deu o ponta pé inicial para a implementação do Plano de Acessibilidade do Município de São Gonçalo. Representantes de secretarias municipais e do Consórcio das Empresas de Ônibus de São Gonçalo discutiram as diretrizes do plano, que prevê desde melhorias na infraestrutura urbana até a reestruturação das linhas de ônibus. A expectativa do grupo é de que a medida entre em vigor antes do fim do ano.

De acordo com a secretária municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Tânia Soares, o novo plano também ajudará o município a obter recursos do Governo Federal. Ela adianta que o documento irá tratar a acessibilidade de maneira ampla, levando em conta não apenas as necessidades das pessoas com deficiência, mas também as dos idosos, obesos, gestantes e das mulheres com crianças de colo.

“Muita vezes, quando falamos em acessibilidade, pensamos apenas nos deficientes físicos e cadeirantes, mas existe a deficiência visual, a obesidade e as pessoas com mobilidade reduzida (momentânea ou não) que também precisam ter o direito de ir e vir garantido. Neste plano, todas essas questões serão levadas em conta. Além das empresas de ônibus, que estão representadas no grupo, vamos conversar com as associações comerciais e outras entidades para pensar soluções para todos os setores. Sem contar que, sem um plano estruturado, não conseguimos recursos do Ministério das Cidades”, ressalta Tânia, que preside o grupo de trabalho criado pelo prefeito Neilton Mulim, por meio de decreto, para elaborar o Plano de Acessibilidade de São Gonçalo. A primeira atividade do grupo já foi definida. A pedido do representante do Consórcio das Empresas de Ônibus, Márcio Barbosa, será realizado um levantamento das áreas onde há maior circulação de idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção - bairros e ruas onde estão localizados hospitais, postos de saúde, clínicas de reabilitação etc, para reestruturação das linhas de ônibus. “Às vezes, temos ônibus adaptados e de duas portas circulando em áreas onde a demanda por esse tipo de veículo é pequena, enquanto há linhas que passam por hospitais e não contam com veículos adaptados. Isso pode ser revisto”, afirmou Barbosa.

Matérias Relacionadas