Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Comissão debate regulamentação da profissão de quiropraxista

Quiropraxista é o profissional que trata de disfunções articulares capazes de interferir nos sistemas nervoso e musculoesquelético do corpo humano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de julho de 2023 - 14:34
Quiropraxista
Quiropraxista -

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza a audiência pública nesta quinta-feira (3) sobre a regulamentação da profissão de quiropraxista, prevista no Projeto de Lei 114/15.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que solicitou o debate, lembra que o assunto já foi discutido antes "exaustivamente" sem que os parlamentares tenham chegado a uma conclusão a respeito. "Em todas as legislaturas surgem novas proposições tratando do mesmo assunto, como se tal regulamentação fosse uma urgência para nosso sistema educacional e para a saúde de nossa população", critica a deputada, acrescentando que apenas duas instituições oferecem esse curso, que não é regulamentado pelo Ministério da Educação.


Leia também:

Aqui tem história: Porto das Caixas e a imagem de Cristo que verteu sangue

➢ A partir de agosto, Senado vai analisar marco temporal para terras indígenas


Segundo Alice Portugal, é evidente os esforços dessas instituições para legalizar o ensino e a prática profissional da quiropraxia no Brasil. Por outro lado, a parlamentar ressalta que "são patentes as objeções dos conselhos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de Medicina à regulamentação da profissão".

A deputada sugeriu a realização de nova audiência sobre o assunto porque a maioria dos atuais integrantes da Comissão de Educação não teve a oportunidade de participar "deste polêmico e controverso debate".

Foram convidados para participar da discussão, entre outros, o presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), Daniel Facchini; e o assessor do Ministério da Saúde Osvaldo Martins de Morais Filho.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9h.

Matérias Relacionadas