Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado e comanda a Casa até 2025

Parlamentar do PSD-MG recebeu 49 votos e derrotou o bolsonarista Rogério Marinho, do PL-RN, que recebeu 32

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de fevereiro de 2023 - 20:17
Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado e comanda a Casa até 2025
Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado e comanda a Casa até 2025 -

Nesta quarta-feira (1), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito e comandará a casa pelo próximo biênio.

O parlamentar recebeu 49 votos, oito a mais que os 41 necessários, derrotando o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), que recebeu 32 votos.

Mesmo sendo favorito na disputa, Pacheco teve o apoio do governo e até do Judiciário para reforçar sua recondução ao cargo. Pacheco foi eleito ao comando do Senado pela primeira vez em 2019, pelas mãos de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). 

Aliado, o senador foi colocado em uma posição de destaque na primeira gestão do mineiro, na presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Agora, contudo, a intenção de Pacheco em manter a distribuição de forças no Senado tem incomodado os pares.

O senador também se desgastou com sua proximidade do Judiciário, que derrubou em dezembro o orçamento secreto, apesar de apelos pessoais de Pacheco a cada ministro do STF. Isso chegou a ser usado como "plataforma de campanha" de Marinho, que se pautou em um discurso de defesa dos parlamentares e dos interesses da Casa

A partir de agora Pacheco tem o desafio de se equilibrar para presidir um Senado claramente dividido, com uma oposição forte.

Matérias Relacionadas