Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

TSE pode vetar que mesários usem camisa da Seleção nas eleições

Presidente do tribunal e comissão de transparência se reuniram para discutir pautas da próxima eleição

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de setembro de 2022 - 16:37
Tribunal analisa medidas propostas para eleições, que acontecem no próximo domingo (27/09)
Tribunal analisa medidas propostas para eleições, que acontecem no próximo domingo (27/09) -

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se encontrou com membros da comissão de transparência eleitoral na última segunda-feira (26/09) para avaliar algumas pautas relacionadas às eleições do próximo domingo (02/10).

Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal "O Globo", o fechamento de clubes de tiro durante o período de votação e o veto ao uso de camisetas da Seleção Brasileira por mesários convocados estiveram entre os assuntos debatidos pelo grupo.


Leia também:

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

TSE demanda explicação de empresas envolvidas convocação de golpe por SMS


O fechamento de clubes de tiro teria como objetivo, segundo relatos de pessoas próximas à comissão, limitar o uso de armas de fogo para garantir uma maior segurança pública no período de votação. De acordo com a jornalista, o grupo estuda que os estabelecimentos do tipo sejam fechados a partir de dois dias antes do dia da eleição e voltem a funcionar dois depois. Assim, caso a medida seja aprovada por Moraes, clubes de tiro podem ficar fechados entre sexta (30/09) e terça-feira (04/10).

Já a proibição de camisetas da seleção leva em conta o trecho da legislação eleitoral que proíbe que mesários usem roupas e acessórias que façam alusão à algum dos candidatos em qualquer categoria. A proposta argumenta que as camisas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) têm sido usadas como uma espécie de símbolo eleitoral pela campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), e que, portanto, poderiam configurar uma infração à lei que rege o processo eleitoral.

Ainda de acordo com a jornalista, Alexandre de Moraes solicitou um estudo técnico ao Tribunal para analisar as propostas. Nenhuma delas foi oficialmente aprovada durante a reunião, e a expectativa é que a confirmação ou veto às medidas discutidas seja anunciada nos próximos dias.

Matérias Relacionadas