Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

TSE nega rumores acordo com Forças Armadas para apuração de urnas

Informação que circulava em veículos jornalísticos falava de acordo para apuração paralela de 385 urnas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de setembro de 2022 - 16:20
No mês passado, representantes do Tribunal e das Forças atestaram o êxito do processo eleitoral eletrônico
No mês passado, representantes do Tribunal e das Forças atestaram o êxito do processo eleitoral eletrônico -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta segunda-feira (12/09), os rumores de que as Forças Armadas receberiam "acesso diferenciado em tempo real" de dados para apuração paralela de votos durante as eleições deste ano.

A declaração foi feita algumas horas depois de alguns veículos jornalísticos divulgarem a informação de que o TSE haveria, supostamente, firmado um acordo para garantir às Forças o acesso a uma amostra de 385 urnas eletrônica para apuração do pleito eleitoral.

Na nota, o órgão reforçou que a competência constitucional para totalizar votos é da Justiça Eleitoral. "Não houve nenhuma alteração do que foi definido no primeiro semestre, nem qualquer acordo. A novidade implementada neste ano vai ser a publicação dos boletins de urnas pela rede mundial de computadores após o encerramento da votação para acesso amplo e irrestrito de todas as entidades fiscalizadoras e do público em geral", afirmou o Tribunal.

Em agosto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se encontraram em Brasília para avaliar o processo eleitoral eletrônico. A conversa terminou com o reconhecimento do êxito das urnas eletrônicas e do processo de apuração.

Matérias Relacionadas