Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Bolsonaro diz que TSE comete "abuso" para proteger sigilo do voto

Presidente criticou decisão que veta entrada de eleitores armados ou com celular na cabines de votação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de setembro de 2022 - 17:10
Proibição de celulares visa garantir sigilo do voto e evitar coação de eleitores
Proibição de celulares visa garantir sigilo do voto e evitar coação de eleitores -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, durante um evento em Porto Alegre na última sexta-feira (02/09), a medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibiu o uso de celular e o porte de arma na cabine de votação nas Eleições 2022.

O candidato à reeleição afirmou que a medida é "mais um abuso do TSE", durante discurso no evento Expointer. "Eles estão tomando várias medidas que prejudicam sempre o nosso lado. Lamentavelmente, o TSE tem agido dessa maneira. Espero que o povo vá votar, participe", comentou Bolsonaro.

A decisão da Corte tem o objetivo de garantir o sigilo do voto e a segurança das seções eleitorais. Segundo o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes, o veto à entrada de eleitores com aparelhos eletrônicos é uma forma de evitar ações de coação, por parte de milícias ou candidatos que exijam uma "comprovação do voto" para troca de favores, por exemplo.

Eleitores que se recusarem a entrar na área de votação sem o aparelho serão proibidos de votar. O mesmo acontecerá com eleitores que quiserem votar portando arma de fogo.

Matérias Relacionadas