Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

China e Rússia fazem ameaça ao EUA por ida a Taiwan

Presidente da Câmara dos Deputados iniciou uma viagem pela Ásia na última segunda-feira (01)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2022 - 16:55
Visita de Nancy Pelosi a Taiwan não está na agenda oficial
Visita de Nancy Pelosi a Taiwan não está na agenda oficial -

A China e a Rússia se uniram, e nesta terça-feira (02), realizaram ameaças aos Estados Unidos, pela possível visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados, à Ilha de Taiwan.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, informou que caso Pelosi desembarque em Taipé, os EUA irão pagar o preço. “Os Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”.

Já no lado russo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acusou o país liderado por Joe Biden de desestabilizar o mundo.

O governo chinês se opõe a qualquer iniciativa que conceda legitimidade internacional às autoridades taiwanesas e a qualquer contato oficial entre Taiwan e outros países. Contudo, embora o presidente dos EUA, Joe Biden, ter ido contra a visita de Pelosi, a Casa Branca condenou as ameaças.

“Não há motivos para Pequim transformar uma visita potencial, consistente com uma política de longo prazo dos EUA, em algum tipo de crise ou conflito, ou usá-la como pretexto para aumentar exercícios militares agressivos em torno do Estreito de Taiwan”, disse John Kirby, coordenador de comunicação do Conselho de Segurança Nacional.

Matérias Relacionadas