Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 4,9875 Euro up 5,2454
Search

Eleição 2022: veja quais são os pré-candidatos a Governador do Rio

Eleições estão previstas para 2 de outubro, podendo haver segundo turno no dia 30 do mesmo mês

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de junho de 2022 - 12:56
Eleições acontecem daqui a quatro meses
Eleições acontecem daqui a quatro meses -

A disputa para conseguir a cadeira do Palácio Guanabara no Rio já começou. As eleições deste ano já somam cerca de onze pré-candidatos para concorrer a vaga. O "primeiro round" da disputa está prevista para 2 de Outubro, caso necessário, o segundo turno será no dia 30 do mesmo mês.

Com as eleições próximas, os partidos políticos já apostaram nos seus respectivos candidatos para tomar posse do cargo. Pesquisas de intenção de votos mostram como favoritos o atual governador Cláudio Castro (PL), seguido por Marcelo Freixo (PSB).    

É válido destacar que no Brasil o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos, além de ser facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos. Com isso, os brasileiros acima dos 18 precisarão ter o título de eleitor regularizado para a votação. O prazo final para a atualização do documento foi no dia 4 de maio.

Confira os pré-candidatos:

Cláudio Castro (PL) atual governador do Rio

Cláudio Castro
Cláudio Castro |  Foto: Divulgação
 

Cláudio Castro é o atual governador do estado e assumiu o cargo após o impeachment de Wilson Witzel, de quem era vice. Era do PSC, mas se filiou ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e pelo qual vai disputar a reeleição. Nascido em Santos (SP), Castro é formado em Direito e foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PSC em 2016. Foi chefe de gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por 12 anos.

Marcelo Freixo (PSB)

Marcelo Freixo
Marcelo Freixo |  Foto: Divulgação
 

Natural de São Gonçalo (RJ) e filiado ao PSB, Marcelo Freixo é deputado federal pelo Rio de Janeiro. Pelo PSOL, Freixo foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, 2007 a 2019, e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a CPI das Milícias. Ele é formado em Economia e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É o pré-candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.

Rodrigo Neves (PDT)

Rodrigo Neves
Rodrigo Neves |  Foto: Divulgação
 

Formado em Ciências Sociais pela UFF, Rodrigo Neves é ex-prefeito de Niterói, cidade onde nasceu, e é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 pelo PDT. Neves foi também vereador, deputado estadual pelo Rio de Janeiro e secretário estadual de Assistência Social. Foi preso preventivamente durante o mandato de prefeito de Niterói num desdobramento da operação Lava Jato. Depois de quatro meses, deixou a prisão e reassumiu a prefeitura. O processo segue em tramitação. Seu nome não foi lançado oficialmente pelo partido.

Felipe Santa Cruz (PSD)

Felipe Santa Cruz
Felipe Santa Cruz |  Foto: Divulgação
  

O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz é advogado formado pelo PUC-RJ. Nascido no Rio de Janeiro, ele é filho de Fernando Santa Cruz, desaparecido político da Ditadura Militar. Em 2004, foi candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PT, mas não se elegeu. Filiou-se ao PSD, apoiado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que também é membro do partido.

Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia
Cyro Garcia |  Foto: Divulgação
 

Formado em Direito pela UFRJ e doutor em História pela UFF, Cyro Garcia foi um dos fundadores do PSTU e concorre ao cargo de governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 pelo partido. Garcia é ex-presidente do Sindicato dos Bancários do estado do Rio de Janeiro e foi deputado federal pelo PT entre 1992 e 1993. Ele também foi candidato à prefeitura do Rio em 2016 e 2020.

Paulo Ganime (Novo)

Paulo Ganime
Paulo Ganime |  Foto: Divulgação
 

Formado em Engenharia de produção pelo CEFET-RJ e deputado federal, Paulo Ganime é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo partido Novo. Ganime nasceu na capital fluminense e trabalhou na iniciativa privada antes de ingressar na política. Foi eleito pela primeira vez em 2018, como deputado federal pelo estado. Em 2020, foi líder da bancada do Novo na Câmara dos Deputados.

Eduardo Serra (PCB)

Eduardo Serra
Eduardo Serra |  Foto: Divulgação
  

Dirigente estadual e nacional do PCB, Eduardo Serra foi anunciado pelo partido como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2022.  Serra é professor da Escola Politécnica e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. Em 2008, concorreu a prefeitura do Rio e, em 2010, disputou o governo do estado fluminense. Ele também tentou vaga no Senado em 2014, mas não obteve votos suficientes para se eleger.

Cabo Daciolo (PROS)

Cabo Daciolo
Cabo Daciolo |  Foto: Divulgação
 

Nascido em Florianópolis (SC), Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PROS. Daciolo é pastor evangélico e bombeiro militar e ganhou notoriedade em 2011, quando foi uma das lideranças da greve dos bombeiros no Rio de Janeiro. Foi eleito deputado federal pelo PSOL em 2014, mas, no ano seguinte, acabou expulso do partido. Em 2018, concorreu à Presidência pelo Patriota e ficou em sexto lugar na disputa.

Anthony Garotinho (União Brasil)

Anthony Garotinho
Anthony Garotinho |  Foto: Divulgação
  

Radialista e político filiado ao União Brasil, Anthony Garotinho é nascido em Campo dos Goytacazes, cidade em que foi eleito prefeito por dois mandatos.  Garotinho é ex-governador do Rio de Janeiro, tendo ocupado o cargo de 1999 a 2002. Foi candidato à presidência em 2002 e se elegeu deputado federal pelo PR em 2010. Longe de cargos públicos há alguns anos, Garotinho está com os direitos políticos suspensos e tenta reavê-los para se candidatar ao cargo de governador do Rio de Janeiro ou à Câmara Federal.

Milton Temer (Psol)

Milton Temer
Milton Temer |  Foto: Divulgação
 

Carioca, Milton Temer é jornalista, ex-deputado federal e será candidato a governador do Rio de Janeiro. Foi exilado político entre 1973 e 1978. Temer foi filiado ao PT de 1988 a 2003, período em que ocupou os cargos de deputado estadual e de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Colaborou para fundação do Psol e, em 2005, filiou-se ao partido. Concorreu às eleições para o governo em 2006 e para o Senado em 2010, mas não venceu. 

Matérias Relacionadas