Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Datafolha - Lula tem 43% de intenções de voto; Bolsonaro tem 26%

Em possível segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro e todos os demais adversários

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de março de 2022 - 21:44
Bolsonaro se aproximou de Lula desde a última pesquisa em dezembro
Bolsonaro se aproximou de Lula desde a última pesquisa em dezembro -

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (24), mais uma pesquisa mostrando os cenários para eleição presidencial deste ano. Segundo o instituto, o ex-presidente Lula (PT) segue liderando a corrida pela presidência com 43% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), segue na segunda posição, com 26%. Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem na terceira e quarta posição, respectivamente.

Apesar da liderança de Lula (PT), a pesquisa mostra que a distância entre o ex-presidente e Bolsonaro (PL) diminuiu em relação a última pesquisa do Datafolha, feita em dezembro do ano passado. Na ocasião, Lula (PT) aparecia com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro (PL) tinha entre 21 e 22%. As pesquisas, no entanto, contam com candidatos diferentes, o que pode interferir na resposta dos eleitores.

O Datafolha testou quatro diferentes cenários para as eleições. Em todas elas as quatro primeiras posições se mantiveram com Lula (PT) em 1º, com 43%; Bolsonaro (PL) em 2º, com 26%; Sérgio Moro (Podemos) em 3º, com 8%; e Ciro Gomes (PDT) em 4º, variando entre 6 e 8% das intenções de voto.

Segundo turno: Lula x Bolsonaro

Num possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente, apesar de estar atrás, ganhou força em relação a última pesquisa. Em dezembro, Lula tinha 59% das intenções de voto e hoje aparece com 55%. Jair Bolsonaro tinha 30% e agora tem 34% das intenções de voto.

Outras possibilidades de segundo turno

O ex presidente Luís Inácio Lula da Silva, segundo a pesquisa, venceria todos os principais adversários em um possível segundo turno.

Contra Sérgio Moro, Lula tem 54% das intenções de voto (eram 57% em dezembro), contra 32% (eram 31% em dezembro) do ex juiz federal.

Contra Doria, Lula venceria hoje com 57% (eram 60% em dezembro), contra 21% (eram 20%) do governador de São Paulo.

Em um possível embate com Ciro Gomes, Lula venceria hoje com 54% (eram 56% em dezembro), contra 28% (eram 26% em dezembro) do candidato do PDT.

Enquanto Lula venceria todos os principais candidatos, o Datafolha mostra que Bolsonaro perderia para todos.

Contra Sérgio Moro, o atual presidente teria, hoje, 34% (eram 30% em dezembro) das intenções de voto, contra 42% (eram 48% em dezembro) de Moro.

Num embate contra Ciro Gomes, Bolsonaro tem 37% (eram 32% em dezembro), contra 46% (eram 53% em dezembro) do PDTista.

Por fim, contra Doria, o atual presidente teria 39% das intenções de voto (eram 34% em dezembro), enquanto o governador de  São Paulo aparece com 40% (eram 46% no fim do ano passado).

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 municípios de todo o país entre terça (22) e quarta-feira (23). A pesquisada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08967/2022.

Matérias Relacionadas