Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Moro quer general Santos Cruz como candidato ao governo do Rio

Pré-candidato à Presidência quer garantir palanque no estado

relogio min de leitura | Redação 18 de março de 2022 - 15:21
General Carlos Alberto dos Santos Cruz
General Carlos Alberto dos Santos Cruz -

Pré-candidato à Presidência pelo Podemos, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro quer convencer o general Alberto Santos Cruz, também ex-ministro de Bolsonaro, a disputar o governo do Rio. A ideia é cogitada por Moro desde novembro do ano passado, quando Santos Cruz se filiou ao partido. 

Apesar do interesse de Moro, Santos Cruz tem resistido à ideia. Embora diga que quer contribuir para o projeto de Moro, o general tem confidenciado a pessoas próximas que prefere permanecer em Brasília, perto da família, onde mora atualmente. A opção preferencial do ex-ministro seria concorrer a uma vaga ao Senado.

O general ainda não deu resposta definitiva ao convite feito por Sérgio Moro, o que deve ocorrer apenas na próxima semana. Enquanto isso, a possibilidade segue em aberto. Moro e Santos Cruz se conheceram quando foram escolhidos como ministros do governo Jair Bolsonaro, ainda no período de transição, em 2018.

Após a saída de ambos do governo após rompimento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), houve uma aproximação ainda maior entre os dois. No período de pré-candidatura, Santos Cruz tem participado de diversas agendas ao lado de Moro e também atua como uma espécie de conselheiro. 

No estado do Rio, o Podemos faz parte da base do atual governador Cláudio Castro (PL), pré-candidato à reeleição e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Por conta disso, não haverá espaço para Moro em seu palanque. A possibilidade de o ex-ministro receber apoio do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, do PSD, é considerada "sem a menor chance" pela campanha de Moro.

Já em São Paulo, o ex-juiz federal tem pressionado a presidente do Podemos, Renata Abreu, a concorrer ao governo do estado, onde também não tem palanque garantido no momento. Renata, no entanto, tem sinalizado que não quer entrar na eleição estadual e busca uma alternativa. Apesar disso, Moro a trata como candidata nas redes sociais.

"Na 1ª pesquisa com o nome da Dep. Renata Abreu, nossa candidata para o Governo de SP, ela já aparece em 3° lugar com 7 pontos nas intenções de voto. Chegou a hora de termos uma mulher na liderança do maior Estado do Brasil. Chega de capachos de Lula e Bolsonaro", escreveu Moro, ontem.

Matérias Relacionadas