Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5037 | Euro R$ 6,3397
Search

Presidente do Chile rebate comentários da família Bolsonaro

Gabriel Boric foi eleito presidente do país com 55% dos votos no domingo passado (19)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de dezembro de 2021 - 17:05
Gabriel Boric, presidente mais jovem da história do Chile
Gabriel Boric, presidente mais jovem da história do Chile -

O recém eleito presidente do Chile, Gabriel Boric, rebateu os comentários da família Bolsonaro sobre sua vitória. Comparado pelo clã a Hugo Chávez e Nicolás Maduro, ex e atual presidentes da Venezuela, respectivamente, o mandatário respondeu afirmando: “Claramente, somos muito diferentes.”

Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, comparou as propostas do presidente chileno para a reforma tributária no país ao que “prometiam Chávez e Maduro” na Venezuela. O comentário se refere ao desejo do progressista de estabelecer uma divisão mais justa dos impostos no país.

Durante sua campanha, Boric prometeu uma reforma tributária que incidirá proporcionalmente sobre a renda da população, aumentando os impostos taxados sobre os mais ricos de forma a aliviar a população mais pobre e combater, assim, a crescente desigualdade social no país. Para isso, seu governo deve implementar uma série de medidas, visando a taxação de grandes e fortunas e o impedimento da evasão fiscal.

A retificação tributária é um dos pilares do plano de desenvolvimento do presidente chileno, consolidando, junto a reforma das leis trabalhistas e a formulação de um sistema público de previdência social para o país que, desde a Ditadura Pinochet (1973-90), vive sob um regime de previdência privada, as bases de sua governança.

O chefe do executivo brasileiro também se envolveu em polêmica com o presidente eleito no Chile, tendo sido um dos últimos líderes do continente a parabenizá-lo por sua vitória no pleito eleitoral.

Bolsonaro finalmente tratou o tópico na quinta-feira passada (22) quando afirmou ter ordenado que Carlos França, ministro das relações exteriores, felicitasse “o tal Boric”. Este, por sua vez, rebateu a animosidade do presidente brasileiro com cordialidade e temperança.

"Creio que em políticas de Estado é preciso ser um pouco mais cuidadoso", rebateu o mandatário chileno em entrevista ao jornal La Tercera.

Boric assumirá a presidência chilena em março de 2022. Ele obteve 55% dos votos no segundo turno do pleito presidencial chileno, superando o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, com 44%. Aos 35 anos, o ex-líder estudantil é o presidente mais jovem da história do país sul-americano.

Matérias Relacionadas