Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Braga Netto terá que explicar investigação de militares filiados ao PT no Senado

A intenção da casa com isso é impedir 'que opiniões e ideologias políticas afetem as Forças Armadas'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de outubro de 2021 - 12:31
Ministro da Defesa, Walter Braga Netto
Ministro da Defesa, Walter Braga Netto -

O Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, terá de explicar ao Senado as investigações abertas pela pasta contra os membros da Forças Aérea Brasileira (FAB) filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O pedido de esclarecimento foi promulgado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), após uma reportagem revelar que os agentes eram alvo de um ‘Procedimento de Apuração e Transgressão Disciplinar’ por conta de suas filiações ao partido, de acordo com informações da jornalista Bela Megale, do O Globo.

"Serve o presente requerimento para esclarecer e afastar, o quanto possível, os riscos de que opiniões e ideologias políticas afetem as Forças Armadas quando no desempenho de sua função Constitucional, principalmente quanto ao desempenho dos deveres constitucionais dos seus Comandantes", esclarecia o parlamentar em seu requerimento.

Wagner citou ainda o artigo 142 da Constituição Brasileira de 1988, que proíbe a filiação de militares da ativa a partidos políticos, mas questionou o fato de apenas os procedimentos envolvendo filiações ao PT do ex-presidente Lula, maior adversário de Jair Bolsonaro em sua busca pela reeleição, terem vindo à tona.

Matérias Relacionadas