Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Felipe Peixoto assume Coordenadoria de Cidade Inteligente

Cargo foi criado pela Prefeitura do Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de setembro de 2021 - 12:58
Novo setor técnico será comandado por Felipe Peixoto
Novo setor técnico será comandado por Felipe Peixoto -

Integrar e centralizar as ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio com base em conceitos Smart City (cidade inteligente). Este é o desafio da Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente (GP/CTCI), vinculada à estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito e criada por decreto do prefeito Eduardo Paes, que nomeou Felipe Peixoto (PSD) para assumir o setor. A novidade faz parte da expansão e modernização do Centro de Operações Rio (COR), o maior centro de monitoramento urbano da América Latina que este ano completa uma década.

O foco da nova coordenadoria será o desenvolvimento sustentável da cidade que, no último ano, saltou do 12º para o 7º lugar no ranking das Smart City no Brasil. A ideia é fazer do Rio o top cinco de cidades inteligentes. Para tanto, a GP/CTCI usará dados de órgãos como o Instituto Pereira Passos (IPP), DataRio e COR, investindo em projetos de planejamento urbano, mobilidade, inovação e tecnologia.

"A coordenadoria será fundamental para fazermos do Rio o top cinco de cidades inteligentes. Teremos uma grande missão pela frente e estou muito feliz com esse novo desafio que assumo ao lado do Eduardo, hoje a maior liderança política do nosso estado. Afinal, o Rio é a segunda maior cidade do Brasil",  disse Felipe, que na semana passada participou do Connected Smarty Cities, mais expressivo evento de cidades inteligentes do país, onde o 7º lugar conquistado pelo Rio foi anunciado.  

. A ideia é fazer do Rio o top cinco de cidades inteligentes
. A ideia é fazer do Rio o top cinco de cidades inteligentes |  Foto: Divulgação
 

Parte da trajetória - Felipe Peixoto é empresário e administrador. Entre seus diversos cargos, Felipe Peixoto foi vereador por três mandatos em Niterói. Eleito deputado estadual em 2010, Felipe foi secretário de estado em duas pastas (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca e a de Saúde) e disputou a Prefeitura de Niterói em 2012, 2016 e 2020, chegando ao segundo turno em duas delas. Em 2018 concorreu outra vez à Alerj e ficou como primeiro suplente do PSD.

Matérias Relacionadas