Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Bolsonaro diz que vai reunir Conselho da República nesta quarta-feira

Presidente do Senado disse que não irá ao encontro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de setembro de 2021 - 15:01
Bolsonaro voltou a fazer ameaças ao STF
Bolsonaro voltou a fazer ameaças ao STF -

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a apoiadores, nesta terça-feira (7), que irá se reunir com o Conselho da República nesta quarta-feira (8). O conselho tem como função discutir possíveis intervenções federais, estado de defesa e estado de sítio, assim como questões relativas à estabilidade das instituições democráticas do país. 

Bolsonaro falou sobre a reunião ao discursar para apoiadores durante as manifestações realizadas por bolsonaristas em Brasília, em frente ao Congresso Nacional. 

“Amanhã [quarta] estarei no Conselho da República, juntamente com ministros, juntamente com o presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), com essa fotografia de vocês mostrar para onde nós todos devemos ir”, declarou o chefe do Executivo.

Apesar da fala de Bolsonaro, segundo o jornalista Valdo Cruz, do G1, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmaram que não receberam nenhum convite oficial para reunião do Conselho da República. Já o presidente do STF, Luiz Fux, disse a interlocutores, nesta manhã, que não participará da reunião caso seja convidado. A informação é do jornalista Lauro Jardim, d'O Globo.

O Conselho da República é o órgão superior de consulta da Presidência da República, criado para assessorar o mandatário do país em momentos de crise. Além do presidente, que preside as reuniões do conselho, o grupo também é formado pelo vice-presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado Federal, líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados, designados na forma regimental, líderes da maioria e da minoria no Senado Federal, designados na forma regimental, ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros natos.

A declaração do presidente acontece em um momento de tensões, provocadas por ele, com outros poderes da República, sobretudo o Judiciário. Bolsonaro tem feitos declarações constantes atacando o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial os ministros Alexandre de Moraes, responsável por inquéritos no qual Bolsonaro e seus apoiadores são alvo, e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Matérias Relacionadas