Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Após decisão do TSE, Youtube anuncia suspensão de pagamentos a canais bolsonaristas

Cerca de quatorze canais foram afetados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de agosto de 2021 - 18:45
Pelo menos 263 foram excluídos ou ocultos na última semana
Pelo menos 263 foram excluídos ou ocultos na última semana -

O Youtube informou que, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu o pagamento de 14 canais bolsonaristas por propagação de notícias falsas. Na última semana, o ministro Luís Felipe Salomão determinou que o repasse de verbas das redes sociais para os canais investigados fossem suspensos, atendendo um pedido da PF.

O relatório da PF apontava que canais bolsonaristas que diziam ter o objetivo de  “diminuir a fronteira entre o que é verdade e o que é mentira” costumam usar a estratégia de ataques a tradicionais veículos de comunicação (rádios, jornais, TV, etc). 

“Em cumprimento à decisão do Tribunal Superior Eleitoral de 16 de agosto, o YouTube informa que já suspendeu o acesso à receita atribuída aos responsáveis pelos 14 canais indicados pelo TSE. Reforçamos nosso compromisso de permanecer colaborando com o trabalho das autoridades no Brasil e de prosseguir investindo em políticas, recursos e produtos para proteger a comunidade do YouTube de conteúdo nocivo", diz a nota enviada pelo Youtube.

Na última semana, pelo menos 25 canais no Youtube alinhados ao presidente apagaram ou tornaram privados 263 vídeos com ataques diretos ao STF e às eleições brasileiras. A limpeza foi feita dias após a decisão do ministro Salomão.

Entre os canais, estão dois do youtuber bolsonarista Fernando Lisboa, conhecidos como Vlog do Lisboa, que foram alvos da determinação do TSE e somam mais de 800 mil seguidores. Os canais tiveram dois vídeos excluídos, um com referência às lives de Bolsonaro com alegações de fraude nas urnas eletrônicas, além de outro vídeo com o título "Lula só GANHA com Fraude nas Urnas".

Matérias Relacionadas