Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Pesquisa XP-Ipespe: Lula vai a 40% e amplia vantagem sobre Bolsonaro, que tem 24%

Atual presidente caiu dois pontos em nova pesquisa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de agosto de 2021 - 17:11
Nova pesquisa do XP-Ipespe foi divulgada nesta terça-feira (17)
Nova pesquisa do XP-Ipespe foi divulgada nesta terça-feira (17) -

Uma nova pesquisa do Instituto XP-Ipespe, divulgada nesta terça-feira (17), mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém vantagem na intenção de votos contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que caiu dois pontos em relação à última pesquisa.

Além de Lula, o presidente Jair Bolsonaro perderia em um eventual segundo turno para diversos candidatos, Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), além do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.

Projeções para o primeiro turno

A pesquisa XP/Ipespe projetou dois cenários para o primeiro turno. Nos dois casos, Lula aparece na frente.  

No primeiro cenário, a pesquisa considerou como candidato do PSDB à presidência o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, incluindo também o nome do ex-ministro saúde, Luiz Henrique Mandetta. Neste cenário, Lula aparece com 40%; seguido de Jair Bolsonaro (24%), Ciro Gomes (10%), Sergio Moro (9%), Mandetta (4%) e Eduardo Leite (4%).

No segundo cenário, aparece o nome do apresentador José Luiz Datena (PSL) e do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Dem). Neste cenário, Lula aparece com Lula 37%, seguido de Bolsonaro (28%), Ciro Gomes (11%), João Doria (5%), Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%).

Projeções para o segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista alcança 51%, contra 32% do atual mandatário. Votos brancos e nulos representam 17%.

Contra Ciro Gomes, que aprece com 44%, Bolsonaro perderia com 32%. Votos brancos e nulos representam 24% das intenções de voto.

O ex-ministro Sergio Moro tem 36% das intenções de voto e também venceria o atual presidente, que aparece com 30%. Brancos e nulos representam 35% neste cenário.

O ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta aparece 38%, contra 34% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos somam 28% neste cenário.

Bolsonaro ainda aparece atrás de João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB), mas dentro da margem de erro. Os dois governadores ainda disputarão internamente para decidir quem será o candidato à presidência do partido em 2022.

Contra João Dória, Bolsonaro aparece com 35%, enquanto o governador paulista soma 37% das intenções de voto. Votos brancos e nulos representam 28% neste cenário.

Contra o governador gaúcho, Eduardo Leite, Bolsonaro perderia com 33%, contra 35% de Leite. Votos brancos e nulos representam 32%.

Ainda segundo a pesquisa, o ex-presidente Lula venceria qualquer outro candidato em um eventual segundo turno.

Rejeição de Lula e Bolsonaro

Os entrevistados foram questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum. A rejeição de Jair Bolsonaro está 16 pontos percentuais acima da do ex-presidente Lula.

61% disseram que não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro, enquanto 45% disseram que não votariam de jeito nenhum em Lula

Ao todo, o instituto XP-Ipespe ouviu 1.000 entrevistas em todo o país entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Matérias Relacionadas