Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Lula alcança 38% e amplia vantagem sobre Bolsonaro em nova pesquisa

Atual presidente tem pior avaliação desde o início do mandato

relogio min de leitura | Redação 08 de julho de 2021 - 17:16
Ex-presidente mantém padrão de crescimento nas pesquisas; Bolsonaro tem pior avaliação
Ex-presidente mantém padrão de crescimento nas pesquisas; Bolsonaro tem pior avaliação -

Uma nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado divulgada nesta quinta-feira (8) mostra que Lula ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro, que atingiu o pior nível de avaliação desde o início de seu mandato. Segundo o Instituto XP/Ipespe, Bolsonaro tem 26% das intenções de voto, contra 38% de Lula.

O ex-presidente manteve o índice de crescimento na nova pesquisa. A distância entre Lula e Bolsonaro, que antes era de quatro pontos percentuais em junho, agora alcança os 12 pontos. Na pesquisa para o segundo turno, o ex-presidente também ampliou a vantagem e atingiu 49% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro. 

Outros nomes que aparecem na pesquisa são Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta (3%), João Doria (2%) e Guilherme Boulos (2%).

O Instituto apontou que, em um cenário alternativo, em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), substitui o governador de São Paulo, João Dória, do mesmo partido, na disputa pela presidência, Leite conquistou 4% das intenções de voto. Os dois disputarão internamente quem será o candidato do PSDB à presidência.

A pesquisa da XP mostrou, ainda, que a rejeição ao governo Bolsonaro é crescente. Desde outubro de 2020, quando o presidente Bolsonaro atingiu o menor patamar recente, o grupo dos que consideram o governo ruim ou péssimo passou de 31% para os 52%, o maior número desde o início do governo. 

O grupo que avalia o governo como bom ou ótimo no mesmo período caiu de 39% para 25%. O Instituto XP/Ipespe ouviu 1.000 pessoas, de todas as regiões do país, nos dias 5, 6 e 7 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. 

Matérias Relacionadas