Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Na CPI da Covid, Osmar Terra defende 'direitos do presidente'

Deputado demonstrou ser contra medidas de distanciamento social nos depoimentos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2021 - 22:27
Osmar defendeu direito do presidente
Osmar defendeu direito do presidente -

Osmar Terra, deputado federal e ex-ministro, durante reunião da CPI da Pandemia, defendeu que fosse "restabelecido" o “direito” do presidente “interferir” nas estratégias adotadas pelas Unidades Federativas no combate à pandemia do coronavírus.

O ex-Ministro foi questionado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) sobre quais medidas de enfrentamento à contaminação por Covid-19 se fosse presidente da República. Em resposta, o deputado Terra defendeu o direito de Jair Bolsonaro “interferir” nas decisões estaduais.

Durante o depoimento na Comissão, Osmar Terra vem se mostrando contrário às recomendações para manter o distanciamento social e o lockdown, como medidas de combate à pandemia. Além disso, reafirma o discurso de que o Supremo Tribunal Federal (STF) restringiu à gestão do governo federal durante o momento pandêmico, ainda que o STF nunca tenha proibido as decisões federais sobre o assunto.

Osmar Terra é apontado como um dos líderes do “gabinete paralelo”, junto de Carlos Wizard e Nise Yamaguchi. O gabinete seria um grupo que daria conselhos ao presidente Jair Bolsonaro sobre como enfrentar a pandemia da Covid-19, de maneira contrária ao posicionamento científico, criticando medidas de distanciamento social, defendendo tratamento precoces e reproduzindo um discurso negacionista. Além disso, esse funcionaria às margens do Ministério da Saúde.

Matérias Relacionadas