Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Rodrigo Neves lança pré-candidatura ao governo do Rio

Ato simbólico foi realizado no túmulo do ex-governador Leonel Brizola

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2021 - 13:55
Carlos Lupi, Brizola Neto, Rodrigo Neves e Juliana Brizola com quadros de Getúlio Vargas e Leonel Brizola
Carlos Lupi, Brizola Neto, Rodrigo Neves e Juliana Brizola com quadros de Getúlio Vargas e Leonel Brizola -

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), lançou na segunda-feira (21) sua pré-candidatura ao governo do estado do Rio em uma cerimônia simbólica em São Borja, no Rio Grande do Sul. O ato foi realizado diante do túmulo do ex-governador Leonel Brizola, no dia em que se completa 17 anos de sua morte. 

No último sábado (19), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que o partido lançará Rodrigo Neves como candidato ao governo do estado. O ato simbólico realizado na cidade de São Borja, onde nasceram os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, marca o "batismo" de Neves nas fileiras do partido fundado por Leonel Brizola.

Rodrigo Neves retorna ao Brasil após concluir seu semestre no programa de pesquisa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, com objetivo de costurar alianças partidárias e firmar sua candidatura ao governo estadual. Em São Borja, Neves estava acompanhado de lideranças políticas do partido, como o presidente Carlos Lupi, o ex-deputado federal Brizola Neto e a deputada estadual do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola. 

Rodrigo Neves iniciou sua trajetória política no movimento estudantil de Niterói, sendo integrante da União Niteroiense dos Estudantes Secundaristas de Niterói (UNES). Foi vereador, deputado estadual, secretário municipal e se elegeu prefeito pela primeira vez em 2012, todas as eleições disputando pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2015, deixou o PT e se filiou ao Partido Verde (PV), sendo reeleito para o cargo de prefeito da cidade. Dois anos depois, em 2017, Neves deixou o PV e se filiou ao PDT. 

Segundo uma pesquisa do Instituto Big Data, divulgada em agosto de 2020, Rodrigo Neves deixou a prefeitura de Niterói com 85,4% de aprovação e apenas 8,2% de desaprovação.

Matérias Relacionadas