Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

Wilson Witzel deve comparecer na CPI da Covid para depor nesta quarta-feira (16)

O ex-governador solicitou um habeas corpus ao STF, mas ainda não recebeu retorno

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de junho de 2021 - 12:58
Ex-governador do Rio será ouvido nesta quarta
Ex-governador do Rio será ouvido nesta quarta -

A CPI da Covid vai ouvir o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel nesta quarta-feira (16), às 9h. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foram os incumbidos dos requerimentos para chamar Witzel para depor.

Como motivação, Randolfe apresenta uma série de denúncias que o ex-governador se aproveitou de um esquema de corrupção no começo da pandemia. O requerimento do senador utiliza informações do Ministério Público Federal para mostrar que Witzel ganhava um percentual das propinas que eram pagas na Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Em setembro de 2020, Wilson Witzel foi impeachmado na Assembleia Legislativa do Estado com 69 votos a favor da saída e nenhum pela permanência do ex-governador.

Witzel solicitou um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para poder optar pela ida ou não ao depoimento na CPI da Covid. Os representantes do ex-governador alegam que ele já está sendo indiciado e a obrigação de comparecer na CPI seria um desrespeito a seu direito de não incriminação. O STF ainda não deu um parecer sobre o caso.

Wilson Lima

Na última semana, o STF cedeu um habeas corpus para o governador do Amazonas, Wilson Lima. Chamado pela CPI, ele teve acesso ao recurso no Supremo e optou por não comparecer à comissão. Seu depoimento estava agendado para a última quinta-feira (10). No habeas corpus, a defesa de Lima alegou, entre outras questões, que CPIs instaladas pelo Congresso Nacional possuem competência para fiscalizar a gestão pública federal, e com isso, estaria impossibilitado de investigar a administração pública estadual e municipal.

Matérias Relacionadas